Março Jovem arrancou ontem dia 3 em Portimão

No dia em que começa mais uma edição do Março Jovem, o Município de Portimão dá a conhecer o projeto StartIUPI, dirigido a mais de 300 alunos do 4º ano de diversos estabelecimentos de ensino do concelho, que passarão a desenvolver competências empreendedoras ao longo do presente ano letivo.

Esta metodologia, dinamizada pelos Territórios Criativos, visa fazer chegar o empreendedorismo às escolas, envolvendo todos os intervenientes de forma divertida e pedagógica, dando continuidade aos objetivos da Startup Portimão, incubadora de negócios do Município que atua enquanto interlocutora com a comunidade empreendedora local.

Com esta metodologia de educação não formal, as crianças aprendem a identificar oportunidades, a ter autoconfiança, a saber ouvir, a fazer apresentações, a organizar e a planear, ganhando igualmente responsabilidade e trabalho de equipa, ao mesmo tempo que poderão experimentar o ciclo de criação de valor (produto, preço, promoção e praça).

O projeto está a ser implantado em 14 turmas do 4º ano dos seguintes estabelecimentos de ensino: EB Alvor (duas turmas); EB Montes de Alvor (uma); EB José Sobral (uma); EB Chão das Donas (duas); EB Pedra Mourinha (quatro); EB Vendas (uma); e EB Coca Maravilhas (três).

Um total de 314 alunos participará nas 42 sessões previstas, que decorrem entre fevereiro e junho deste ano, sempre no período matinal do horário escolar.

As atividades resultam em três sessões por escola, a primeira das quais consiste na dinamização de atividades e jogos que permitem aos jovens descobrir o que é o empreendedorismo e como podem ter um espírito empreendedor, bem como o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Já na segunda sessão, os participantes começam a experimentar o ciclo de criação de valor, tendo a oportunidade de desenvolverem os seus próprios projetos e criando «algo que ainda não existe», ao passo que a derradeira sessão possibilitará às crianças finalizarem a criação dos seus projetos, trabalhando a promoção dos respetivos produtos e preparando todos os materiais necessários para a venda na praça.

Por fim, os trabalhos desenvolvidos durante as sessões culminarão numa exposição final, patente de 15 a 19 de junho em local a anunciar oportunamente.

ASSOCIATIVISMO E EMPREENDEDORISMO JUVENIL

No âmbito desta aposta municipal, o programa do Março Jovem 2020 também inclui o evento «Associativismo & Empreendedorismo Juvenil», que entre os dias 9 e 11 vai criar dinâmicas de grupo e momentos de reflexão sobre o tema, com a realização de vários workshops na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão e nas Escolas Secundárias da Bemposta, Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo, tendo como público-alvo as turmas dos 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

O objetivo é conduzir os jovens na criação e estruturação das suas ideias e, numa segunda fase, proporcionar ferramentas que permitam a partilha e defesa dessas mesmas ideias numa sessão final, agendada para 19 de março entre as 14h30 e as 17h00, no auditório da Escola Secundária da Bemposta.

 

Por: CM Portimão