4ª edição

Breve Introdução: O ENTRELAÇADOS – Festival de Dança Contemporânea – teve a sua primeira edição entre 1 e 6 de novembro de 2016 na cidade de Portimão, tendo, a segunda edição se expandido para 15 dias (30 de outubro e 11 de novembro 2017) nos concelhos de Portimão e Lagos. Na terceira edição que se realizou de 14 a 24 de fevereiro de 2019 em três concelhos algarvios; Portimão, Lagos e Silves, o festival trouxe uma companhia Dinamarquesa. Este Festival, a cada edição realizada, vem se revelando um dos eventos mais significativos no panorama cultural da região do Algarve. Entrelaçando o universo da dança contemporânea com a fotografia e outras artes, assim como a cultura vinícola; o evento «aquece» as cidades e a região no inverno, alcançando os objetivos e superando expetativas. Um marco para o futuro, que muito nos orgulha. Assim, e devido ao sucesso alcançado nestas edições anteriores, estamos a preparar a quarta edição. Durante 10 dias, o festival acolhe em distintos palcos, Companhias e interpretes de Dança Contemporânea, para celebrar esta expressão artística. Com um programa que entrelaça as artes e a cultura através de um conjunto de iniciativas ENTRELAÇADOS, Festival de Dança Contemporânea Associação Cultural Dancenema, associacao@dancenema.com promissoras de despertar as emoções, conjugando o calor do movimento e sabores; o ENTRELAÇADOS, Festival de Dança Contemporânea, promete dar um outro calor e mexer com os sentidos aquecendo os dias frios de Inverno. Espetáculos, Oficinas, Feira e Exposição estarão em sintonia no Festival. Ir contra a corrente, trazer vida a região e reanimar o turismo numa altura de baixa procura, apostando em um outro tipo de público são as apostas deste Festival. Para a sua realização contamos com as parcerias do Município de Portimão, Lagos e Silves, as respetivas Juntas de freguesias, para além de algumas empresas particulares, assim como parcerias com unidades hoteleiras e restauração locais para fazer face a promoção turística.

Descrição: O Festival terá a duração de 10 dias; de 7 a 16 de fevereiro de 2020. Espetáculos de Dança Contemporânea, Performances de rua, Novo Circo, Exposição de Fotografia, sob o tema «Algarve, Dança e Arte», jantar performance e a prova de vinhos, são alguns dos eventos que o Festival oferece. ENTRELAÇADOS, Festival de Dança Contemporânea Associação Cultural Dancenema, associacao@dancenema.com Serão apresentados espetáculos de longa e curta duração, em vários locais, segundo as suas exigências logísticas. Coreógrafos e intérpretes regionais e locais desfilarão ao lado de autores e artistas, nacionais e internacionais, visando uma partilha de experiências e intercâmbio cultural. Para além dos espetáculos, os Workshops e Oficinas ao público em geral, não faltarão. Estes Workshops têm como meta a criação de público para os espetáculos, familiarizando-os com a linha de trabalho e método coreográfico do autor/coreógrafo. Fotógrafos amadores e profissionais são convidados a participarem nos «Encontros Fotográficos» que se realizam ao longo dos meses que antecedem ao Festival. Estes encontros têm como objetivo captar imagens que serão selecionadas para a exposição de fotografia, tendo o denominador comum o Algarve e a Dança. A exposição de fotografia intitulada «Algarve, Dança e Arte», resultado do desafio lançado aos fotógrafos amadores e profissionais, tem como objetivos explorar os mais belos recantos e paisagens da região, entrelaçar a arte fotográfica à Dança e incentivar o visitante a conhecer a região. A Programação do Festival inclui; Espetáculos de Companhias de grande mérito nacional e internacional, coreógrafos independentes, espetáculo para público escolar, mostra de solos e duetos Jovens Coreógrafos, Novo Circo, Performance de rua, Oficinas de Dança Contemporânea, Exposição de Fotografia, Jantar Performance e Prova de Vinhos.

ENTRELAÇADOS, Festival de Dança Contemporânea Associação Cultural Dancenema, associacao@dancenema.com Metas: • A afirmação do Festival como uma marca de referência a nível nacional e internacional. • Dar oportunidade a jovens criadores locais e da região, promovendo a circulação de suas obras • Dar vida a região apostando num outro tipo de público • Incentivar novos públicos para o espetáculo • Dinamizar o turismo numa altura de baixa procura • Envolver a comunidade local, assim como o visitante • Entrelaçar as várias vertentes de expressão artística. • Promover a arte e cultura algarvia cativando o turista numa época de baixa temporada. • Levar a arte a espaços não convencionais, descentralizando das habituais salas de espetáculo, aproximando-a do público e do visitante, e desta forma promover o Algarve junto ao turista.

ENTRELAÇADOS, Festival de Dança Contemporânea Associação Cultural Dancenema, associacao@dancenema.com Locais e datas de Apresentação: Esta quarta edição abrangerá as cidades de Portimão, Lagos e Silves. Datas de realização: 7 a 16 de fevereiro de 2020 Em Portimão os locais contemplados serão – O Teatro Municipal de Portimão, A Casa Manuel Teixeira Gomes, O Pavilhão Gimnodesportivo, Casa das Artes e Museu de Portimão, Faina, zona Ribeirinha de Portimão, Praça da Alameda. Em Lagos os eventos decorrerão no Centro Cultura de Lagos e na Academia de Dança de Lagos, e no Largo da Igreja e em Silves no Teatro Mascarenhas Gregório. Recursos Humanos: Direção Artística Direção Técnica Responsável de produção Responsável de Comunicação Responsável de Marketing 4 Produtores Equipa técnica de Cena (3 técnicos)

Por: Festival Entrelaçados