É em Salir, no Concelho de Loulé, em pleno Coração da Serra do Caldeirão, no mais profundo e genuíno interior algarvio que se realiza a Festa da Espiga de Salir, uma das «7 maravilhas da cultura popular» do Algarve, que pretende passar as fases finais pelas votações que decorrem até ao próximo dia 06 de julho.

A Festa da Espiga de Salir representa os costumes, as crenças e as tradições de todo o Algarve, permitindo que passem de geração em geração, garantindo a continuidade da cultura popular regional, mantendo vivas as ideias, técnicas, habilidades e hábitos das suas gentes. São três dias de festa onde podemos encontrar folclore, gastronomia, artesanato, poesia popular e música com muita animação, convívio e amizade!

A Festa da Espiga de Salir realiza-se no dia da espiga, uma celebração que se perde no tempo, cujas origens são atribuídas a prática pagã dos tempos celtas e romanos, e também à celebração cristã da Festa da Ascensão. Nesse dia as pessoas iam ao campo e compunham o seu ramo da espiga, que ficava pendurado atras da porta de casa até ao ano seguinte, quando era substituído por outro ramo, simbolizando a prosperidade e sorte para as colheitas.

Desde 1968 que a Junta de Freguesia de Salir junta a essa tradição, todas as outras tradições que distinguem o Algarve naquilo que de mais genuíno e original tem. Assim, há já mais de 50 anos consecutivos que todos os anos juntam-se em Salir milhares de pessoas para conhecer e reviver a Historia e a tradição do Algarve. São três dias com muita animação pela atuação de artistas populares e ranchos folclóricos, ao sabor dos manjares e petiscos serranos, e também da famosa aguardente de medronho destilada na serra algarvia, num convívio de fraterna união que culmina com o desfile etnográfico pelas ruas de Salir.

Mais do que Salir, a Festa da Espiga representa e promove todo o Algarve, dando a conhecer o seu interior como destino diferenciador, autêntico e genuíno para todos quantos procurem, não um outro Algarve, porque Algarve há só um, mas um Algarve menos conhecido, de uma riqueza cultural e paisagística que fazem deste território, um território único, de gentes e saberes únicos!

A Festa da Espiga de Salir, e o Algarve, precisam do voto de todos e cada um de nós, até a próxima segunda-feira, dia 06 de julho, para que possa integrar as fases finais das “7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal”.

 

 

Mais informações em:

https://www.facebook.com/Junta-de-Freguesia-de-Salir-191379764557963 (página da Junta de Freguesia de Salir)
https://7maravilhas.pt/portfolio/festa-da-espiga/ (website do projeto: 7 maravilhas)