A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu hoje em Faro cinco toneladas de berbigão capturado de forma ilegal, com um valor total estimado de 25 mil euros, informou aquela corporação.

Em comunicado, a GNR indicou que a apreensão ocorreu após os militares terem detetado "um homem na apanha do berbigão fora dos períodos diários legalmente fixados, compreendidos entre o nascer e o pôr-do-sol”, durante uma ação de fiscalização com vista à preservação de espécies marinhas.

Durante a ação, verificou-se que o marisco apreendido "não se fazia acompanhar de qualquer documentação, conforme previsto nas normas europeias referentes à movimentação de lotes de moluscos bivalves vivos, e que a grande maioria dos bivalves não possuía o tamanho mínimo estipulado por lei para ser comercializado", neste caso, 2,5 centímetros.

Os militares do subdestacamento de Controlo Costeiro de Olhão identificaram também um homem de 45 anos e elaboraram dois autos de contraordenação por captura de bivalves imaturos e fora do período legal.

De acordo com a mesma fonte, o homem incorre em infrações puníveis com coima até 37.500 euros.

Os bivalves, por ainda se encontrarem vivos, foram devolvidos ao seu 'habitat' natural.

A apreensão de berbigão capturado ilegalmente nas zonas de Olhão e Faro tem sido frequente nas últimas semanas.

 

Por: Lusa