O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) do Algarve, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Corpo de Bombeiros de Portimão, estabeleceu um Posto de Comando Operacional para coordenar as diferentes forças dos Corpos de Bombeiros do Algarve e do Alentejo, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da estrutura interna de resposta do Autódromo Internacional do Algarve, numa coordenação permanente com o promotor do evento e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), força de segurança responsável pela componente security.
Ao longo de três dias, este evento internacional de referência, que beneficia de uma projeção mediática mundial, merece um acompanhamento diferenciado pelas estruturas e agentes do sistema de emergência e proteção civil da região do Algarve, otimizando a articulação com Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) através da ligação permanente em sede de Posto de Comando e Race Control com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM, e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, permitindo uma reposta oportuna e coordenada a todas as ocorrências registadas na área de interesse do evento.
Ao nível da sustentação logística foi ainda pré-posicionado o Veículo de Planeamento, Comando e Comunicações e o Veículo de Telecomunicações de Emergência afetos ao CREPC Algarve, implementado um reforço à rede no Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) e assegurada uma capacidade de resposta pela E-REDES no que concerne a uma rápida reposição do fornecimento de energia elétrica em caso de necessidade.
Além do dispositivo de prevenção foram alocados, em ações de patrulhamento nas imediações do recinto, equipas de intervenção dos Bombeiros e da Unidade de Emergência em Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, antecipando a capacidade de resposta a eventuais ocorrências.