Como se sabe, a criação do Centro Hospitalar do Algarve, através da agregação dos Hospitais de Faro, Portimão e Lagos, pelo governo PSD/CDS, contribuiu para a degradação acelerada do SNS na região, particularmente a nível hospitalar.

Com a transformação do CHA em Centro Hospital Universitário do Algarve/CHUA, pelo governo anterior, continuam a persistir diversos problemas nos dias de hoje nas várias unidades hospitalares públicas na região.

Recentemente, cerca de duas dezenas e meia de diretores do Centro Hospitalar Universitário do Algarve escreveram uma carta ao Presidente da ARS/Algarve, com conhecimento à ministra da Saúde, onde reclamam a nomeação rápida de um novo órgão de gestão que consiga mobilizar os profissionais, os  quais se encontram desmobilizados devido ao estado em que se encontra o SNS na região.

Como se sabe, o atual Conselho de Administração do CHUA, ainda em funções, terminou o seu mandado no final de 2019.
Na referida carta/denúncia, os médicos defendem a tomada de medidas efetivas, alertando que o CHUA vive uma situação grave que é preciso alterar, que entre os hospitais de nível equivalente, está entre os que apresentam os piores indicadores clínicos e financeiros.

Neste sentido, os deputados João Vasconcelos e Moisés Ferreira, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, requereram a audição de várias entidades na Assembleia da República, para fazer o ponto da situção e dar as devidas explicações sobre o estado atual do SNS na região e, muito em particular, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Essas entidades são as seguintes:

Sindicato de Médicos da Zona Sul;  Federação Nacional de Médicos; Sindicato dos Enfermeiros Portugueses; Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica; Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais; Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve; e Ministra da Saúde.

 

Por: Bloco de Esquerda Algarve