Cinema para crianças, música clássica para os amantes de Haydn e de Lopes Graça e ainda as sonoridades e danças místicas do Médio Oriente, são as sugestões do Auditório Municipal de Albufeira para o mês de fevereiro.

Propostas imperdíveis. 

A programação de fevereiro do Auditório Municipal de Albufeira arranca com cinema para os mais novos: “A Raposa Manhosa e Outras Histórias”, de Benjamin Renner. Marcado para as 15h00 de 9 de fevereiro, este filme começa pelo “Era uma vez” numa quinta “onde reinava o sossego e o contentamento”. E continua: “Mas, como nada é perfeito, neste lugar os animais eram um pouco dados a desvarios. Ali, entre tantas coisas incomuns, havia uma raposa pouco astuta que se esforçava – sem sucesso – por assaltar o galinheiro, um lagarto fluente em mandarim, uma galinha hiperativa, um coelho crente que era uma cegonha e um pato que se queria fazer passar por Pai Natal...”. Com a garantia de umas boas gargalhas, este filme é para maiores de 6 anos, com entrada livre, embora sujeita à lotação da sala.

Além do cinema, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) regressa no dia 14 ao Auditório para uma “Homenagem a Haydn”, no âmbito do “Ciclo Modernidade”. Neste ciclo, a OCS revisita compositores que foram “modernos” no seu tempo e, paralelamente, propõe a audição de obras de compositores contemporâneos que podem vir a ser os clássicos de amanhã. Para Albufeira foi programado um concerto que homenageia Franz Joseph Haydn, considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, além de ter escrito sonatas para piano, trios, divertimentos e missas. O seu trabalho tornou-se na base do estilo clássico de composição de música erudita. Do programa consta na primeira parte a Abertura de “Isolla desabittata”, de Haydn, seguido da Sinfonietta 'Homenagem a Haydn', de Fernando Lopes Graça. Toda a segunda parte do concerto compreende a sinfonia nº 96 em ré maior, “O Milagre”, de Haydn. Sob a batuta de Rui Pinheiro, este concerto começa às 21h30, é para maiores de 6 anos e está sujeito a bilheteira.

Depois da música, a dança, com mais um espetáculo no âmbito do XX Festival Al-Mutamid. Será a 22 de fevereiro, às 21h30, e o grupo em destaque é o Sharq Wa Garb, um grupo de música e dança do Médio Oriente e Magrebe. É formado por músicos originários da Síria, Marrocos, França e Espanha. O repertório do grupo está baseado na música de países tão diversos como Turquia, Egito, Marrocos e Síria, entre outros, bem como na dança oriental que nos transporta ao longínquo oriente com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões. 

 

Por: CM Albufeira