O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, recebe, no dia 24 de janeiro, a partir das 10h30,

a sessão inaugural da VII edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.

O primeiro encontro de 2020 será dedicado ao emblemático Hotel Guadiana, com a apresentação de uma comunicação de Fernando Pessanha e Renato Figueira sob o tema «O edifício do Hotel Guadiana: passado presente e futuro». A sessão engloba também uma visita guiada ao Hotel Guadiana, a partir das 14h15.

Durante o evento, será também lançado o «Livro de Atas das Jornadas», publicação que engloba todos os conteúdos e documentos apresentados no período 2014-2018.

O emblemático Hotel Guadiana, edifício classificado como Património de Interesse Municipal, marcou o turismo do sul do país, tendo sido o primeiro hotel construído no Algarve.

A sua existência deve-se ao industrial conserveiro Manuel Ramirez, tendo sido projetado pelo arquiteto de origem suíça Ernesto Korrodi. A sua construção data-se entre 1920 e 1923, manifestando uma transição entre a estética da Arte Nova e a composição clássica.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

 

PROGRAMA

VII Jornadas de História do Baixo Guadiana (1ª Sessão 2020)

10h00 . Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes

10h00 > Receção e entrega de documentação

10h30 > Abertura e apresentação do livro de atas das Jornadas de História do Baixo Guadiana 2014 -2018

11h00 > Fernando Pessanha / Renato Figueira - Comunicação: «O edifício do Hotel Guadiana. Passado, presente e futuro»

14h15 > Visita ao Hotel Guadiana conduzida por Fernando Pessanha e Renato Figueira

 

Por: CM VRSA