Conferência de Imprensa no âmbito do encontro acontece no dia 24 de janeiro, às 15h30, no auditório do Museu de Portimão

Uma cidade de Portugal vai receber, em 2027, o título de Capital Europeia da Cultura. A decisão sobre quem irá recair o título cabe a um júri internacional através de um processo criado pela Comissão Europeia. A entrega da candidatura será em 2021 e a decisão final será conhecida em 2022.

Cerca de oito cidades de Portugal já deram nota pública da sua intenção de candidatura ao título, nomeadamente Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria e Oeiras.

Faro é uma dessas cidades e entendeu convidar todas as restantes para a realização de um inédito encontro entre os Presidentes de Câmara destas cidades que apesar de concorrentes entendem que são igualmente parceiras num conjunto de questões transversais. São essas as questões que vão estar em debate nesta primeira Conferência de Cidades Portuguesas Candidatas ao Titulo de Capital Europeia da Cultura 2027.

Faro, à imagem da grande maioria de outras cidades candidatas, tem procurado neste processo envolver a região onde se insere, daí que este primeiro encontro vá ter lugar em Portimão, cidade que, não sendo candidata, está na área de influência de uma candidatura (Faro, Algarve).

A reunião de autarcas vai acontecer na tarde da próxima sexta-feira, dia 24 de Janeiro. De seguida, pelas 15h30, vai ter lugar uma conferência de imprensa conjunta no auditório do Museu de Portimão, momento para o qual gostaríamos de o convidar a si ou a algum elemento do meio de comunicação que representa a estar presente.

 

Por: CM Faro