Foi ontem inaugurada, na Junta de Freguesia de Altura, a Exposição de Presépios de Maria José Vasques.

São cerca de 100 exemplares da coleção particular de Maria José Vasques, professora de Artes e apaixonada pela arte presepista.

É uma exposição cheia de imaginação, diversidade de cor, texturas e materiais, com presépios de várias partes do mundo, adquiridos ao longo de 35 anos de colecionismo.

«Esta é uma das maiores representatividades do Natal, porque nos reporta para os valores da família, da importância da união e esta é uma coleção única», declarou a vice-presidente, Filomena Sintra, que agradeceu à colecionista a pronta disponibilidade para esta exposição. Maria José Vasques referiu a sua forte ligação ao território de Castro Marim, de onde era natural o seu falecido marido, e que se restabelece agora nesta iniciativa.

A inauguração foi presidida pelo novo pároco da freguesia de Altura, Padre Armando, que fez a bênção a todos os presépios. «É uma exposição que exulta os valores da fé e também com um alto valor cultural e artístico, tendo peças únicas, criadas a pedido pela colecionadora em todo o mundo», concluiu a vice-presidente.

A cerimónia contou também com o Grupo de Cantares de Odeleite, que durante esta quadra percorre as povoações mais isoladas do interior do concelho.Iniciativa da Junta de Freguesia de Altura, com o apoio do Município de Castro Marim, a Exposição de Presépios está patente até ao dia 6 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 16h.

 

Por: CM Castro Marim