A Câmara Municipal de Castro Marim vai inaugurar, já amanhã, dia 28 de Fevereiro, pelas 10h30, a Ciclovia da Lezíria.

A cerimónia terá lugar junto ao Revelim de St. António, em Castro Marim, com vista para a infraestrutura ciclável, localizada na E.N. 122, que liga agora a vila de Castro Marim a Vila Real de St. António desta forma mais sustentável.  

A Ciclovia da Lezíria tem cerca de 3km e permite, além do acesso Vila Real de St. António – Monte Gordo – Castro Marim, o acesso ao interior da Reserva do Sapal.

A obra foi comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A Ciclovia da Lezíria tem o privilégio de contar com a assinatura do ciclista Ricardo Mestre, um nome castromarinense bem conhecido do público pelas suas presenças e conquistas no ciclismo.

Mas o projeto sustentável é mais ambicioso e pretende criar um triângulo verde ciclável: Castro Marim – Vila Real de St. António – Praia Verde.

 Em concurso está já o troço de Castro Marim à Praia Verde, uma empreitada estimada em cerca de 850.000,00+IVA, comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 70% pelo FEDER.

Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, esta ciclovia deverá ter uma extensão de cerca de 5km e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem.

A criação de novas infraestruturas cicláveis pretende interligar-se às políticas desportivas e culturais e de desenvolvimento do concelho de Castro Marim, numa perspetiva de valorização do património natural, mas também do cultural e edificado.

 

Por: CM Castro Marim