Mais de 300 mil euros foram já canalizados para o incentivo à natalidade no concelho de Lagoa durante os últimos quatro anos

As medidas de apoio à natalidade começaram a ser aplicadas neste concelho algarvio em 2016, ano em que foram contempladas 35 famílias.

Durante o ano de 2019 o número subiu para uma centena.

Para aceder aos dois mil euros atribuídos pelo Município a cada criança registada como lagoense, os pais têm de ser residentes no concelho há mais de dois anos contínuos, à data do nascimento, e recenseados há pelo menos um ano.

 No total dos quatro anos (2016-2019), são já trezentas e quinze as famílias lagoenses que beneficiaram deste conjunto de medidas que visam o aumento da natalidade no concelho de Lagoa, mas também a fixação de população e a melhoria dos seus níveis de vida.

São igualmente abrangidos por este regime de incentivos os casos de adoção, independentemente da idade.

Podem também ser elegíveis para apoio complementar tratamentos médicos de depressão pós-parto, ou mesmo de fertilidade para quem não consegue gerar uma criança sem apoio médico.

 Num balanço da aplicação do programa de incentivos à natalidade, feita pelo executivo municipal no final do ano de 2019, apurou-se que a verba já aplicada somou mais de 322 mil euros (322 332, 11€) sendo de prever que no ano em curso o valor possa continuar a crescer. Mas, o atual executivo municipal concluiu também que esta é uma medida estratégica que se destaca entre um conjunto mais vasto de políticas de ação social de proximidade, que o governo local de Lagoa vem implementando.

Com o investimento nas políticas de incentivo à família, o Município de Lagoa pretende ajudar a contrariar a tendência demográfica de decréscimo da taxa de natalidade, registada em todo o país, mas que neste território algarvio assume expressão significativa.

 

 

Por: CM Lagoa