Inauguração: 25 de Julho de 2020

Primeira vez que artistas MANICÓMIO expõem no Algarve

Exposição com obras de pintura e escultura/cerâmica aberta ao público até fim de Agosto 

O Museu Municipal de Faro vai inaugurar no próximo dia 25 de Julho (sábado), pelas 18h00, a exposição, INCÓMODO do Manicómio. 

 A mostra, organizada em parceria pelo Museu Municipal de Faro e pelo projeto MANICÓMIO, é uma exposição de arte contemporânea que reflete anos de arte insubordinada, incómoda e criativa. 

 A criação como um ato de reflexão e transformação é o conceito  que Cláudia R. Sampaio, Bráulio, Pedro Ventura, Anabela Soares e Joana Ramalho.

 Incómodo é autêntico, honesto e festeja a dignidade.

 Sandro Resende, do projeto MANICÓMIO, realça: «Cada vez mais e só assim faz sentido, recolher o valor destes artistas como artistas que o são. Incómodo, mostra a capacidade estética e criativa de uma arte sem medo e sem imposição social e mercantil.» 

 O diretor artístico destaca também a importância da iniciativa: «Felicito o Museu Municipal de Faro pelo convite, assim como todos os outros Museus que demonstram interesse visão em reconhecer uma arte sem estigma.»

 É a primeira exposição do MANICÓMIO em território algarvio. 

 Marco Lopes, diretor do Museu Municipal de Faro, destaca a importância de ter um projeto assim em Faro: «A lição inspiradora deste projeto, que fala abertamente e sem tabus dos seus intervenientes, que vence medos e angústias do consciente humano, que admira a arte sem qualquer tipo de preconceito.

 É mais uma exposição de arte contemporânea na capela do Museu, que convida à reflexão da sociedade dos nossos dias, do poder da arte e também do empreendedorismo cultural, em que o projeto Manicómio têm sido referência.»

 O Manicómio é o primeiro espaço de criação de Arte  em Portugal, onde conjuga a criação e a aproximação dos artistas residentes que experienciaram ou experienciam doença mental ao público, num único espaço de inovação e criatividade.

 A exposição decorre de 25 de Julho a  30 de Agosto de 2020, terça a sexta: 10:00-18:00, sábados e domingos: 10:30-17:00.

 Encerra à Segunda, 

 Estacionamento no Largo de São Francisco, 5 minutos a pé do Museu, 1,50 € para exposições temporárias e 2,00 € para visita completa ao museu.

Por: CorpCom