Mais de 40 concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Portalegre, Santarém e Faro apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Castelo Banco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo até às 19:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, neblina ou nevoeiro no litoral oeste e vento por vezes forte nas terras altas.

Está também prevista uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 37 (em Évora, Beja e Castelo Branco).

 

Por: Lusa