Mais de 60 de concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou em risco máximo de incêndio mais de 60 concelhos dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Portalegre e Faro.

O instituto colocou ainda em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos de todos (18) os distritos de Portugal continental.

De acordo com o IPMA, o risco de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até ao início da próxima semana.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja sob aviso amarelo entre as 12:00 de hoje e as 18:00 de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, vento em geral fraco, por vezes forte nas terras altas, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira da região Centro e pequena subida de temperatura.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Bragança) e os 22 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 38 (em Santarém).

 

Por: Lusa