Com a inauguração do busto de Mahatma Gandhi , na semana passada, abre-se assim o «Jardim dos Ilustres» em Albufeira, situado na Avª dos Descobrimentos.

Trata-se de um espaço reservado às personalidades que marcaram de modo absoluto a humanidade, pelas suas ações éticas e pelo seu pensamento relevante para a liberdade e igualdade dos povos em todo o mundo, ”fazendo justiça deste modo a uma das marcas da identidade de Albufeira, que é a de acolhermos pessoas de todos os continentes”, “sem racismo ou xenofobia”, defende José Carlos Rolo.

“Não há caminho para a paz, a paz é o caminho” foi a frase escolhida para perpetuar o pensamento do grande líder espiritual da humanidade.

Para encerrar as comemorações mundiais dos 150 anos de nascimento de Mahatma Gandhi, a embaixada da Índia em Lisboa ofereceu um busto do grande líder espiritual a Albufeira.

A inauguração foi no início deste mês de outubro, com a presença da embaixadora K. Nandini Singla, do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo e do presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, bem como de diversos convidados.

Conhecido mundialmente como “alma grande”, Gandhi é reconhecido como uma das personalidades que mais tem inspirado, ao longo da História, os movimentos pelos direitos civis e pela liberdade dos povos.

“É uma figura carismática, que marca a humanidade e é uma honra para Albufeira ter sido uma cidade escolhida para merecer esta estátua”, refere o presidente da Autarquia.

José Carlos Rolo vê nesta ação também “um agradecimento a Albufeira por ser uma cidade acolhedora, uma cidade educadora, um lugar de turismo onde também se recebe sem racismo nem xenofobia, aqueles que por motivos de lazer ou de trabalho, recorrem a este concelho para viver, para crescer, para serem felizes”.

Por seu turno, Paulo Freitas invoca a importância e necessidade de uma “sociedade humanista, seguidora das premissas desse grande líder espiritual” e que “Albufeira tem sabido dar resposta, o melhor que pode, a quem mais necessita.

Estamos a falar de pessoas, que são o que há de mais importante na vida das sociedades e instituições”.

Com a inauguração deste busto, abre-se assim o “Jardim dos Ilustres” em Albufeira, situado na Avª dos Descobrimentos.

Trata-se de um espaço reservado às personalidades que marcaram de modo absoluto a humanidade, pelas suas ações éticas e pelo seu pensamento relevante para a liberdade e igualdade dos povos de todo o mundo.

José Carlos Rolo, lembra ainda que “este espaço serve não só para fins educativos e culturais, mas também para dizer do multiculturalismo do concelho, cujas escolas já chegaram a acolher crianças de 70 nacionalidades”. Presente neste busto em bronze de 350 quilogramas está uma das frases mais marcantes do líder espiritual: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”.

A Embaixada da Índia em Lisboa, liderada pela embaixadora K. Nandini Singla agradeceu a Albufeira pela sua atitude fomentadora de paz entre os povos, bem como pelo apoio que dá à comunidade indiana, maioritariamente ligada a atividades turísticas e comerciais, havendo também um número considerável de pessoas que se encontram a trabalhar na higiene urbana do concelho.

O “Jardim dos Ilustres” em Albufeira fica agora a aguardar a “presença” do próximo líder mundial a favor da paz e da liberdade em todo o mundo.

Por: CM Albufeira