Igreja Matriz de Santiago, Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda (ou de São Paulo), Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, Capela de Nossa Senhora da Piedade, Capela de Nossa Senhora da Consolação, Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Igreja do Antigo Convento de São Francisco, Igreja de São José, Igreja da Misericórdia, Igreja de Santa Maria do Castelo, Igreja das Ondas e as Ermidas de Santa Ana e São Sebastião são os templos abertos, no período de férias de verão.
O “Tavira-Férias Ativas”, destinado a proporcionar o aproveitamento dos tempos livres dos jovens no período de pausa escolar, proporciona a abertura das igrejas como forma de valorização do património religioso do concelho.
O Programa visa promover o contacto direto dos jovens com a vida ativa, incutindo-lhes valores cívicos e responsabilidades, bem como melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes histórica, cultural e social. A atividade terá a duração de um mês (julho ou agosto), sendo atribuída uma bolsa de participação e certificado.
São parceiros neste programa as seguintes entidades: Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Ordem Franciscana Secular – Fraternidade de Tavira e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.
Por: CM Tavira