Em causa está um estudo do European Consumer Payment Report, da Intrum.

As faixas etárias jovens, dos 18 aos 21 e dos 22 aos 37 anos, foram as mais afetadas pela redução de rendimentos causada pela pandemia da Covid-19, de acordo com a edição do European Consumer Payment Report, da Intrum, divulgado esta terça-feira (28 de julho de 2020).

Segundo a Lusa, que cita o estudo da Intrum, que abrange 24 países europeus, 67% das pessoas inquiridas situadas nas faixas etárias dos 18 aos 21 e dos 22 aos 37 anos foram afetadas pela redução de rendimentos causada pela pandemia.

 Em contrapartida, as gerações mais velhas (dos 55 aos 64 anos) e com mais de 65 anos foram as menos afetadas: 42% e 20%, respetivamente.

O caso de Portugal

Em Portugal, 63% dos jovens inquiridos entre os 22 e 37 anos, afirmam que a Covid-19 teve um impacto negativo no seu bem-estar financeiro, uma percentagem superior à média europeia, que se situa nos 53% nesta faixa etária, e também superior à média europeia do total de inquiridos, que é de 47%.

No que diz respeito às consequências da pandemia, em Portugal, 19% dos jovens entre os 22 e 37 anos afirmam necessitar por vezes de pedir dinheiro emprestado para pagar as contas, uma média ligeiramente abaixo da europeia (22%).

Já nas faixas etárias dos 18 aos 21 anos e dos 38 aos 44 anos, os portugueses inquiridos dizem também já o ter feito, com a média a situar-se nos 22%, neste caso, acima da média europeia (18%).

Para Luís Salvaterra, diretor-geral da Intrum Portugal, «os jovens foram fortemente atingidos com as situações de lay-off e na sequência do encerramento de empresas, que foram forçadas a fechar devido às medidas aplicadas pelo Governo durante a pandemia de Covid-19».

«Neste período de regresso à normalidade é importante dar atenção a esta faixa etária entre os 22 e os 37 anos, que representa uma importante força de trabalho e não pode ser esquecida», acrescenta o responsável.

Por: Idealista