O primeiro trimestre de 2020 traz a Lagos grandes artistas que prometem aquecer os dias da estação mais fria.

Entre o tradicional Carnaval de Odiáxere, concertos, festivais, espetáculos de dança, teatro, humor, oficinas e atividades para os mais pequenos, a cidade vai ter as presenças de artistas como Rodrigo Leão, Salvador Sobral, Môce dum Cabreste, Pedro Teixeira da Mota, Eduardo Madeira, Manuel Marques, António Calvário, Natalina José, entre outros.

Será no Centro Cultural de Lagos que o município terá as apostas mais fortes a nível de espetáculos. Já no dia 4 de janeiro (19H e 21H30), Rodrigo Leão sobre ao palco para dois concertos evocativos do seu novo trabalho, “O Método”, contando com a participação do coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos para fascinar os espetadores com as suas melodias visuais. Com o objetivo de sensibilizar para o meio ambiente e as alterações climáticas, a Associação Dança Ibérica traz o espetáculo de dança “Não há Planeta B” no dia 17 (20H). Nos dias 24 e 25 do mesmo mês (21H30), no âmbito da comemoração da elevação de Lagos a Cidade, Salvador Sobral regressa para apresentar o seu segundo álbum de estúdio, “Paris | Lisboa”, presença forte nos tops nacionais e internacionais.

O humor será rei nas noites de Inverno do mesmo espaço, com o segundo solo de stand up comedy “Vou ficar” de Dário Guerreiro, o conhecido Môce dum Cabreste (1 de fevereiro, 21H30), a presença do jovem humorista Pedro Teixeira da Mota com o espetáculo que tem esgotado salas pelo país, “Caramel Macchiato” (21 de fevereiro, 19H30 e 22H), e a apresentação da “Neverending Tour” dos hilariantes Eduardo Madeira e Manuel Marques (6 de março, 21H30), que prometem levar aos palcos “um surpreendente número de faquires acrobatas e prestidigitação de marmotas”, nas palavras dos próprios.

Regressam a Lagos três festivais. O Entrelaçados – Festival de Dança Contemporânea, já na 4ª edição, acolhe de 9 a 16 de fevereiro bailarinos, criadores e companhias para celebrar a expressão artística nas suas várias vertentes e encher a cidade de movimento. Para exaltar a música afro-árabe, Muhammad el Bouzidi (Marrocos), Wafir Sheikheldin (Sudão) e Aboubakar Syla (Guiné Conacri) apresentam o XX festival de Música “Al-Mutamid – Muhsilwan” a 15 de fevereiro (21H30). A 2ª edição do Ventania – Festival de Artes Performativas do Barlavento traz a Lagos o espetáculo “Clean Water Act” (20 de março, 21H30), com coordenação artística da coreógrafa Jenny Jacobson, e com a intenção de fazer refletir sobre o impacto do crescimento da comunidade sobre a água que nos rodeia.

Na vertente de teatro, o poeta algarvio António Aleixo será relembrado a 22 de fevereiro (21H30) com o projeto da Rede Azul “Diz-me António”, unindo a dança, a música e o spoken word. A 14 de março, as vedetas António Calvário e Natalina José regressam aos palcos com a Revista à Portuguesa “Volta Portugal em Revista” (21H30) para momentos de humor e música evocativa deste género tão tradicionalmente português. Para assinalar o Dia Mundial do Teatro a 27 de março, foram convidadas Carla Andrino, Vera Kolodzig e Júlia Pinheiro para contar histórias divertidas, cruas e reais que desvendam um pouco mais do desconcertante universo feminino na peça “Monólogos da Vagina” (21H30).

Também a Biblioteca Municipal de Lagos terá uns meses de inverno bastante calorosos com uma vasta programação que apela a miúdos e graúdos. Ana Teresa Cruz inicia em 2020 dois novos ciclos de sessões “Brincadeiras com Música e Movimento para bebés” (4 de janeiro, 15 de fevereiro e 21 de março) e “Música e dança tradicional criativa em família” (11 de janeiro, 22 de fevereiro e 28 de março). Também para os mais pequenos, Joana Espiñal retoma as suas “Noites na Biblioteca” em torno dos livros e dos contos a 1 de fevereiro e a 7 de março.

Para incentivar à promoção da felicidade e o bem-estar em Lagos, a Biblioteca propõe três atividades de relevo, neste caso, o ciclo de palestras “A Vida é bela”, de Sofia Loureiro (4 de janeiro, 22 de fevereiro e 21 de março), a Oficina de Yoga do Riso com Ana Banana para celebrar o Dia Mundial do Riso a 18 de janeiro e o novo “Ciclo de Meditações e Relaxamento na Biblioteca II” com Sandra Marreiros (19 de janeiro, 15 de fevereiro e 22 de março).

A Poesia também estará em destaque com a presença do ator Pedro Lamares a 11 de janeiro para a 2ª edição da Oficina de Palavras, a apresentação do CD “Poesia 21” pelo grupo Experiment’Arte no novo espaço do projeto Leiturália na Adega Almadraque a 20 de março (21H30), o recital da poesia de Ruy Belo “Um dia não muito longe não muito perto” pelos atores Guilherme Gomes e Sofia Moura a 21 de Março (21H30), em celebração do Dia Mundial da Poesia, e a apresentação do bestseller “Sophia”, de Isabel Nery, a primeira biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen, em honra ao centenário do seu nascimento, a 28 de março (21H30).

Em mês de festa, terá lugar de 23 a 25 de fevereiro o tradicional Carnaval de Odiáxere, promovido pelo Clube Desportivo de Odiáxere, com os habituais carros alegóricos, máscaras, humor, crítica social e comes e bebes que alegram todo o Concelho.

Celebre a Cultura com o município de Lagos e participe nos seus vários eventos preparados especialmente para si.

 

Por: CM Lagos