A Biblioteca Municipal de Lagoa receberá, no próximo sábado, dia 22 de Fevereiro, pelas 16 horas,

a apresentação do livro «Benagil 1940», de Alfredo Santos, uma edição da Arandis Editora.

A obra, apesar de romanceada, tem por base a infância e juventude do autor, passada na localidade de Benagil entre as décadas de 1940 e 1960, revelando-se um importantíssimo documento etnográfico, social e histórico, revelando as dificuldades de uma família numerosa em meados do Século XX, numa localidade rural, apesar de muito próxima do mar, desprovida de quaisquer infraestruturas atualmente vistas como básicas.

Tendo por base o personagem principal da obra, o autor diz-nos quem eram os moradores de Benagil nessa época, as relações familiares, sociais e económicas entre eles, a forma como se deslocavam, os caminhos que percorriam, como eram feitas as deslocações a Lagoa, ou quais as expressões populares usadas, chegando a colocar um pequeno dicionário de expressões regionais no final da obra.

O autor, que viveu em Angola e no Zaire, publicou a sua primeira obra, clandestinamente, em Angola, tendo a mesma sido apreendida em 1961. Em 1985 publicou uma obra escrita em língua francesa, no Zaire, onde era tradutor. A sua primeira obra publicada em Portugal foi «O Pastor de Xangongo», em 2016.

Por: Nuno Campos Inácio