A Câmara Municipal de Loulé vai, hoje no final da tarde, colocar simbolicamente uma camisola rosa na estátua «O Ciclista», em Loulé, como forma de expressar o seu apoio moral ao ciclista João Almeida que participa no Giro d’Italia, com uma prestação nunca antes alcançada por um português nesta prova.

Numa terra com forte tradição na modalidade de ciclismo, a comunidade louletana quer assim transmitir, na reta final do troféu, uma mensagem de incentivo a este jovem que tem sido uma revelação nesta edição da Volta à Itália, protagonizando momentos que têm feito vibrar todo o País.

Com apenas 22 anos, João Almeida enverga, desde a terceira etapa do Giro, a camisola rosa de líder. A última vez que um português alcançou tal feito foi em 1989, altura em que o corredor Acácio da Silva conseguiu ser o primeiro a cortar a meta numa das etapas do troféu italiano. É também o atual líder da classificação da Juventude (camisola branca).

O jovem corredor, natural das Caldas da Rainha, igualou o belga Eddy Merckx no número de dias seguidos com a camisola rosa vestida, o que abre boas perspetivas para uma vitória ao serviço da Deceuninck-QuickStep.

Já em 2018, o corredor se tinha destacado em território transalpino, conquistando o segundo lugar no Giro d’Italia Esperanças. Em 2019, sagrou-se Campeão de Portugal em Estrada – Esperanças e Campeão de Portugal de Contrarrelógio – Esperanças.

Recorde-se que, em 2016, João Almeida participou na Volta ao Concelho de Loulé em Juniores, no seu segundo ano de júnior integrado na equipa da Bairrada, tendo conquistado o 2º lugar da geral e a camisola azul, sangrando-se o rei da montanha. Este ano foi o 9º classificado na Volta ao Algarve

“Os louletanos são desde sempre amantes e apoiantes fervorosos do ciclismo. Não poderíamos ficar indiferentes à prestação deste jovem numa das mais importantes provas velocipédicas em todo o mundo. Queremos desta forma assinalar este momento e manifestar publicamente o nosso apoio ao João Almeida, um atleta que, mais do que uma promessa, é já uma certeza no futuro da modalidade em Portugal”, considera o autarca de Loulé, Vítor Aleixo.

 

CML/GAP /RP