A primeira etapa do Trophée Centre Morbihan teve 115,6 quilómetros e fez-se a alta velocidade logo desde início, ficando marcada por várias movimentações no pelotão e tentativas de fuga. Foi a três voltas do final da prova que António Morgado e Gonçalo Tavares se lançaram ao ataque, juntamente com mais alguns corredores, tentando alcançar o grupo da frente.
No entanto, acabariam por ser absorvidos pelo pelotão, assim como o grupo que seguia na frente da corrida. Até ao final da prova, apesar do ritmo elevado que se verificava no pelotão houve ainda algumas tentativas de fuga, mas sem sucesso.
A decisão da etapa foi feita ao sprint, com o belga Vlad Van Mechelen a levar a melhor.
O atleta de Loulé Daniel Lima conseguiu colocar-se bem nesta fase final, alcançando o sétimo lugar. António Morgado e Gonçalo Tavares chegaram no mesmo grupo, fechando em 26.º e 34.º, respetivamente. Tiago Santos foi 73.º, a 9m22s e Rúben Rodrigues fechou na 76.ª posição, a 9m24s. Rafael Barbas não terminou a prova.
José Poeira, selecionador nacional de estrada, mostrou-se satisfeito com este resultado, sublinhando que este não era um percurso à medida dos corredores portugueses.