Vila Real de Santo António celebra a quadra natalícia com mais uma edição da Aldeia de Natal, na Praça Marquês de Pombal.

As festividades iniciam-se no dia 29 de novembro, a partir das 18h45, com a chegada do Pai Natal, acompanhado pela Banda Filarmónica de VRSA, a que se

juntará a inauguração da iluminação de Natal no concelho.

Até ao dia 6 de janeiro de 2020, a Praça Marquês de Pombal irá transformar-se num ponto de diversão para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, carrosséis e um mini bparque infantil gratuito.

Diariamente, entre as 11h00 e as 20h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal apela ao imaginário de todos com uma série de espetáculos de música e dança aos fins de semana, mostras de artesanato e gastronomia, bem como uma marcha e corrida de natal.

Também integrado na Aldeia de Natal, não irá faltar um Mercado com um espaço dedicado à doçaria e muitas ideias de presentes.

Um ano mais, Monte Gordo terá a sua Aldeia de Natal, na Avenida Marginal. Também aqui haverá a casa do Pai Natal, espetáculos de música e dança e atividades desportivas. O espaço poderá ser visitado aos fins de semana, das 10h00 às 17h00, entre os dias 7 e 22 de dezembro.

Vila Nova de Cacela irá também receber uma Festa de Natal, a 15 de dezembro, a partir das 15h00, no Largo Manuel Cabanas. Organizada pela Associação Limite Fugaz, a iniciativa promete uma tarde animada com jogos e música para toda a população.

As iniciativas de rua completam-se com o Mercadinho de Natal, no dia 8 de dezembro, entreas 10h30 e as 17h00, em Cacela Velha.

 

Música nas igrejas

Nesta quadra, as músicas de Natal irão também escutar-se no concelho. Assim, no dia 12 de dezembro, às 21h00, a sala do Glória Futebol Clube recebe a Audição de Natal do Conservatório Regional de VRSA.

Mais tarde, a 21 de dezembro, às 21h00, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Monte Gordo, recebe um Concerto de Natal pela Banda Filarmónica de VRSA. A iniciativa repete-se no dia seguinte, às 16h00, na Igreja Matriz de VRSA.

 

Iniciativas em todo o concelho

Em Santa Rita, o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC) festeja o Natal com a oficina «Coroas de Natal com Folhagem Local», no dia 7 de dezembro, às 15h00, a que se junta a mostra de um «Presépio Algarvio», construído com os moradores de Santa Rita, patente até ao dia 6 de janeiro.

E porque Natal é sinónimo de solidariedade, a Biblioteca Municipal irá acolher, ao longo de dezembro, uma Árvore de Natal Solidária. Realizada no âmbito do projeto «Malha de Letras», a iniciativa apela à recolha de bens alimentares e produtos de higiene, que reverterão a favor do Centro de Acolhimento Temporário pode ser vista entre 30 de novembro e 6 de janeiro e conta com mais de 5500 figuras.

O programa de animação de Natal em VRSA é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho.

 

NOTAS DE AGENDA

Chegada do Pai Natal à Aldeia de Natal de VRSA e inauguração da iluminação de Natal

Data: 29 de novembro

Hora: 18h45

Local: Praça Marquês de Pombal, VRSA

 

Inauguração da Aldeia de Natal de Monte Gordo e chegada do Pai Natal

Data: 7 de dezembro

Hora: 11h00

Local: Avenida Marginal de Monte Gordo (Zona Poente)

 

Por: CM VRSA