Foi no passado fim de semana que se realizou, na Praia dos Pescadores, com o apoio do Município de Albufeira, a 15ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei.

A dupla mais titulada e com maior palmarés do futevólei nacional, Miguel Pinheiro e Nelson Pereira, recuperaram o título perdido em 2019, depois de 5 títulos consecutivos em anos anteriores.

 Este ano, não contou com a habitual presença de público nas bancadas, mas não deixou de ser um grande espetáculo desportivo transmitido em livestreaming para todo o mundo em futevolei.pt e a Final no canal desportivo A Bola TV.

A dupla mais titulada e com maior palmarés do futevólei nacional, Miguel Pinheiro e Nelson Pereira, recuperaram o título perdido em 2019, depois de 5 títulos consecutivos em anos anteriores.

 A Fase Final da 15ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei disputou-se nos passados dias 23, 24 25 de outubro, na Praia dos Pescadores, em Albufeira, e contou numa primeira fase com 9 equipas no qualifying de acesso, com 4 vagas em discussão para o quadro principal na prova.

 Recorde-se que Miguel Pinheiro soma agora 7 títulos nacionais, conta ainda com 2 títulos europeus e Nelson Pereira chegou ao 10º título nacional, contando ainda com 1 título europeu no seu palmarés.

 Por consequência das medidas adotadas pela DGS face ao atual momento pandémico e ao contrário do que aconteceu nas anteriores 14 edições, o evento não contou com a habitual presença de público nas bancadas, contudo não deixou mesmo assim por resultar num grande espetáculo desportivo proporcionado pelos principais atletas da modalidade.

Os momentos mais decisivos deste Campeonato tiveram a cobertura em livestreaming para todo o mundo em futevolei.pt, sendo ainda a Final transmitida no canal desportivo A Bola TV.

Numa organização da Federação Nacional de Futevólei, o evento contou com o apoio do Município de Albufeira, Sports Partner, assim como outros parceiros locais. Já com os 16 finalistas definidos, a prova principal iniciou-se no sábado com as equipas divididas em 4 grupos distintos, num total de 24 jogos para apurar diretamente as primeiras 4 equipas para os quartos-de-final, outras tantas «ficaram pelo caminho», sendo que as restantes seguiram para os Oitavos de Final que tiveram lugar até ao anoitecer.

 Seguiram-se as meias Finais onde os campeões nacionais de 2019, Beto Correia e Filipe Santos acabariam por sair derrotados frente aos compatriotas do CD Póvoa e perder a oportunidade de revalidar o título.

No outro jogo das meias, Alan Cavalcanti e Pedro Salvador, também eles com os seus nomes gravados no historial da modalidade não conseguiram levar a melhor sobre os compatriotas da EF Alan Cavalcanti e ficaram desde logo arredados do título.

 Antes de chegarem ao momento mais decisivo da temporada, Beto Correia/Filipe Santos foram mais eficazes e venceram Alan Cavalcanti/Pedro Salvador por 18 x 14. Para o título nacional, dois cenários estiveram em aberto, a reconquista por parte da dupla Miguel Pinheiro/Nelson Pereira (CD Póvoa), ou a estreia de Ruben Santos, que vem perseguindo há vários anos o lugar mais alto do pódio, a par com o estreante Bruno Menezes, representando a EF Alan Cavalcanti.

Depois de um 1º set muito disputado com o marcador a parar a sua marcha nos 19 x 17, no 2º set a dupla poveira apareceu mais segura conseguindo a vantagem para fechar o jogo em 18 x 13, vencer a partida e consequentemente reconquistar o título, sagrando-se desde logo os campeões nacionais de 2020.

 

Por: CM Albufeira