Desde o passado sábado que Albufeira passou a ter um ADC – Área Dedicada à Covid. Trata-se de um centro de triagem, aberto durante toda a semana e, para o efeito, o Município tem colaborado com diversas ações.

Desde o tratamento das instalações do ADC até ao apoio às Urgências quanto a Instrumentos de Proteção Individual e batas descartáveis, confecionadas em Albufeira. 

Já é possível fazer testes à Covid-19 em Albufeira. O ADC – Área Dedicada à Covid-19 abriu no passado sábado, junto ao Centro de Saúde. Trata-se de um centro de triagem, sendo que os testes são feitos no AquaLab – Laboratório de análises.

As instalações já existiam, pertença do Centro de Saúde, mas o Município de Albufeira não poupou esforços para que as mesmas ficassem operacionais. Para o efeito, removeu os materiais lá existentes, procedeu à limpeza e desinfeção do espaço, equipou os espaços com acrílicos de proteção e tratou de fazer arranjos exteriores, como a aplicação de relva sintética, tratamento de jardim e ainda esta semana colocará um tapete antiderrapante na área de acesso. A par disso, o Município procedeu ao aluguer de três contentores destinados a sanitários com chuveiro.

Um desses contentores com chuveiro é para apoio ao Serviço de Urgências do Centro de Saúde, com o qual o Município está a colaborar no dia a dia. Assim que a pandemia se despoletou, o Município dotou o Centro de Saúde com uma máquina de lavar e secar roupa, acrílicos de proteção e tem dado apoio em todos os IPI’s – Instrumentos de Proteção Individual.

José Carlos Rolo, esclarece que “desde sempre estivemos em articulação com forças de segurança e saúde do nosso Concelho; assim que a pandemia despoletou mostramos toda a nossa disponibilidade para apoiar no que fosse necessário”. O autarca frisa também “não temos limites para apoiar na área da Saúde, da mesma forma que temos atuado em várias frentes”. O Município de Albufeira encetou já mais de 30 medidas de combate e apoio no âmbito da Covid-19, garantindo o presidente que “não há limites de verbas nem de trabalho para garantir a saúde pública e o bem-estar dos meus munícipes”.

O ACD está aberto nos dias úteis entre os 08h00 e as 20h0oo e ao fim de semana, entre as 09h00 e as 18h00.

 

Por: CM Albufeira