Considerando a política municipal de apoio às crianças e jovens e respetivas famílias em matéria de ação social escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou uma série de medidas na última reunião do executivo realizado a dia 9 de setembro.

Considerando que as despesas com livros e material escolar representam o dispêndio de uma verba significativa do orçamento familiar, foi aprovada uma proposta que prevê apoios económicos a título individual no valor de 90 euros a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo, no valor de 100 euros a todos os alunos que frequentam o ensino secundário e ensino profissional e no valor de 300 euros a todos os alunos que frequentam um CET (Curso de Especialização Tecnológica) ou um CTSP (Curso Técnico Superior Profissional); a título coletivo foi aprovada a atribuição de um auxílio económico no valor de 1000 euros a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclo.

Na mesma proposta, e considerando as características socioeconómicas do concelho que evidenciam o baixo poder de compra das famílias residentes, foi aprovada, em matéria de alimentação, o pagamento do valor relativo ao almoço a todas as crianças a frequentar os infantários e as escolas do concelho que frequentam o berçário, creche, pré-escolar, ATL, 1.º, 2.º e 3.º ciclos. 

Os almoços das crianças que frequentam o berçário, creche, pré-escolar e ATL prolonga-se ao período das férias letivas.

Já as crianças que frequentam o 1.º, 2.º e 3.º ciclos será pago o valor não comparticipado pelo Ministério da Educação.

Na mesma reunião a Câmara deliberou ainda abrir concurso para a atribuição de 40 bolsas de estudo “Dr. João Dias”, com o valor mensal de 100 euros, a atribuir durante um período de dez meses (outubro a julho).

As bolsas destinam-se aos alunos residentes no Concelho que frequentam cursos do ensino superior, licenciatura ou mestrado, em estabelecimentos públicos ou privados, no ano letivo 2020/2021.

Para se candidatarem os alunos deverão subscrever uma ficha individual de candidatura (fornecido pelos serviços autárquicos ou disponível para download no site do Município) e acompanhá-la dos documentos definidos no respetivo Regulamento.

 

Por: CM Alcoutim