No âmbito das reuniões entre a Autarquia e a Casa da Criança do Rogil, na tentativa de encontrar mais e novas formas de financiar a vertente da Unidade de Longa Duração de Aljezur,

a qual enfrenta alguns problemas financeiros, foi conseguida a aprovação de mais cinco camas/lugares, para receber doentes nesta unidade de excelência. Este acordo começou a ser trabalhado, numa reunião realizada em Aljezur, por iniciativa conjunta das várias entidades, a Câmara Municipal, a Casa da Criança, a Direção Regional da Segurança Social e Administração Regional de Saúde.

Estas camas permitirão à unidade diminuir o défice mensal que apresenta, sendo esta uma medida já há bastante reclamada e exigida, que depois de meses de negociação, chega agora a bom porto. Contudo, continua em cima da mesa, a necessidade de encontrar mais soluções para melhorar a situação da unidade. Este apoio cifra-se em cerca de 12 mil euros, para aquisição de mobiliário que possa dar resposta ao aumento de 30 para 35 utentes, mais capacidade e mais rentabilidade da unidade.

A Casa da Criança do Rogil, é uma IPSS, que tem a componente de apoio á criança, assim como esta UMLD, que dá emprego, neste momento a cerca de 60 pessoas, com a qual a Câmara Municipal de Aljezur mantem uma série de acordos, em várias valências.

 

Por: Município de Aljezur