O Município de Faro vai estabelecer esta quarta feira, dia 28 de outubro, no âmbito do Dia Mundial da Terceira Idade, um protocolo de entendimento que visa a criação da Rede Algarvia de Investigação Colaborativa sobre o Envelhecimento (RAICE).

As entidades fundadoras desta rede são a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, o Município de Faro, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, a Universidade do Algarve para a Terceira Idade e a Sociedade Recreativa Bordeirense.

Trata-se de uma rede inovadora na região do Algarve, que tem como objetivo desenvolver projetos colaborativos de investigação científica e tecnológica, de natureza multidisciplinar, sobre diversas temáticas relacionadas com o envelhecimento.

Os fundadores desta rede estão empenhados em dinamizar investigação científica que possa contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e de práticas profissionais que promovam, efetivamente, sociedades amigas de todas as idades e a qualidade de vida de todos, em particular das pessoas mais velhas.

Uma das preocupações centrais é dar voz às pessoas mais velhas, indo ao encontro do desafio lançado recentemente pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, de «ouvir as vozes das pessoas mais velhas, sugestões e ideias para se contruírem sociedades mais inclusivas e amigas de todas as idades».

A assinatura do memorando de entendimento, aberta à presença da Comunicação Social, está agendada para amanhã, quarta feira, às 10h00, na sala de atos da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

 

Por: CM Faro