O Município de Faro, através do seu Gabinete de Apoio ao Idoso, participou na passada terça-feira, dia 7 de Janeiro, numa ação de sensibilização destinada aos idosos da Freguesia.

Marcou presença na sessão o Vereador com o pelouro da Ação Social, Carlos Baía, que informo os presentes das medidas que o Gabinete de Apoio ao Idoso do Município dispõe para os munícipes idosos do concelho; designadamente o atendimento personalizado e especializado na área da terceira idade, as medidas de teleassistência domiciliária, o programa Abem: Rede Solidária do Medicamento e o Programa Faro Sénior entre outros.

Esta quarta ação, intitulada «Direitos e Deveres da Pessoa Idosa» faz parte de um ciclo de seis eventos promovidos no âmbito do Projeto «Meia Dúzia de Conversas», promovida por um grupo informal de especialistas em Enfermagem Comunitária do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Central da ARS Algarve, com o objetivo de aumentar a participação social de proximidade, a literacia em saúde e o envelhecimento ativo e saudável da população mais idosa deMontenegro. Um dos parceiros é o GAI do Município de Faro.

O evento desta terça-feira decorreu num espaço central da Freguesia de Montenegro e contou com uma audiência de 35 idosos. Da parte do Município farense foi apresentado, pela coordenadora do Gabinete de Apoio ao Idoso, Paula Paiva, a temática dos «Direitos da Pessoa Idosa», tendo sido abordados os direitos ao acesso a prestações sociais, bem como, a apresentação das medidas do Estatuto do Maior Acompanhado, em vigor desde Fevereiro de 2019 em substituição do anterior regime de interdição e inabilitação.Face ao sucesso e importância da iniciativa, a Câmara Municipal através do seu Gabinete de Apoio ao Idoso, irá realizar outras sessões de informação «Direitos das Pessoas Idosas»de forma a fazer chegar a todos os idosos do concelho o máximo de informação útil para o seu dia-a-dia.

 

Por: CM Faro