Dando continuidade ao trabalho desenvolvido na área da educação,

o Município de Lagoa aderiu ao projeto «A História do Algarve vai à Escola» da autoria da professora doutora Maria João Raminhos.

Este projeto resulta de uma investigação em História Contemporânea e pretende dar a conhecer o Algarve pelo seu passado, permitindo aprendizagens na e para além da sala de aula, usando o ideário contemporâneo, da Liberdade e da Cidadania como uma verdadeira ferramenta pedagógica.

 Pretende igualmente realçar algarvios, ilustres desconhecidos de professores/as e alunos/as, que estiveram no centro de decisivos acontecimentos históricos, que vão da Monarquia à consolidação e reconhecimento internacional da República.

O projeto em Lagoa debruçou-se essencialmente sobre «A resistência no feminino: a mulher algarvia no Estado Novo», e pretendeu realçar e dar a conhecer as mulheres que no Algarve, tal como no resto do país, se opuseram ao regime ditatorial e estiveram durante largos anos esquecidas ou na sombra da História, mostrando paralelamente que o ensino e o sucesso escolar/profissional feminino foram elementos fundamentais que levaram as mulheres a lutar pela sua emancipação.

Foram disponibilizadas três sessões no Auditório do Convento de São José nos dias 24 de janeiro e nos dias 7 e 28 de fevereiro, abrangendo no total 156 alunos e alunas do ensino secundário e CEF dos agrupamentos escolares do ensino público do concelho de Lagoa.

 

Esta iniciativa possibilitou o acesso à educação inclusiva, de qualidade e ao desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem para todos e todas sobre a história da sua comunidade, assumindo o direito à educação como estruturante na garantia da igualdade de oportunidades, da superação das desigualdades económicas, sociais e culturais, do desenvolvimento da personalidade e do espírito de tolerância.

 

Por: CM Lagoa