No concelho de Lagoa vão continuar encerrados os equipamentos municipais e cancelados todos os eventos culturais e desportivos, incluindo as comemorações do 25 de abril.

O prolongamento até 30 de abril de 2020 do estado de alerta, previsto no Plano de Contingência em vigor, foi decidido em reunião do grupo operacional municipal - GOM-  esta segunda feira, 23 de março.

Ao mesmo tempo que se alarga o período de tempo para medidas de contingência, em Lagoa organizam-se meios e estratégias de resposta em função das previsões da evolução da pandemia COVID-19.

A preparação e equipamento dos dois pavilhões polidesportivos das escolas do Agrupamento ESPAMOL e do pavilhão Municipal Jacinto Correia, para apoio aos voluntários que vão ajudar quem mais precisa, é uma das medidas já implementadas.

A campanha de limpeza urbana com aplicação de produtos certificados para desinfeção está em curso no concelho, sendo outra das ações de combate à propagação do vírus.

Da cooperação entre autarquias e autoridades regionais e locais de saúde vai resultar a abertura, em Silves, de um centro de recolha de amostras para análise de suspeitas de COVID 19. Destina-se aos utentes dos concelhos de Lagoa e Silves e espera-se que comece a funcionar ainda durante esta semana (provavelmente dia 25 de março).

Na mesma reunião do GOM, os responsáveis elogiaram a resposta da comunidade lagoense aos apelos das autoridades para ficar em casa. Consideraram ainda que da continuação desta corresponsabilização de todos/as depende, em grande parte, o evoluir da situação de saúde pública.

Entre os eventos programados para o mês de abril e agora cancelados estão o festival Sons do Fado, a inauguração da exposição comemorativa do 100º do nascimento de Amália Rodrigues, o espetáculo da Orquestra de Jazz do Algarve, o concerto Promenade, os Percursos do Património, o Torneio Internacional de futebol infantil – Bonicup, a Algarve Futsal Cup, a final da Supertaça do Algarve em Futebol, a 7ª Milha da Bela Vista em Atletismo, o Torneio Regional de Cadetes – Natação e a Etapa de Atletismo dos Jogos de Quelfes.

Em articulação com a Assembleia Municipal de Lagoa foram igualmente canceladas as comemorações do 25 de abril. 

 

Lagoa, 23 de março de 2020

Município de Lagoa