Estão encerrados os equipamentos desportivos do concelho de Lagoa e adiados alguns eventos culturais e desportivos previstos até final de Março.

O encerramento das instalações desportivas municipais, e o cancelamento de eventos que envolvam a participação de mais de mil pessoas, são algumas das medidas de reforço da prevenção da propagação do novo Coronavírus, adotadas entre hoje, dia 11, e o final do mês de março, no concelho de Lagoa.

Após a reunião desta quarta - feira, 11 de março 2020, em que participaram os presidentes dos municípios algarvios, o Comando Distrital de Faro da Proteção Civil e outras entidades com responsabilidades ao nível da região do Algarve, a Câmara de Lagoa decidiu reforçar as medidas de prevenção previstas na fase 1 do Plano de Contingência já adotado.

Neste contexto, fica cancelada a realização das Férias Desportivas da Páscoa, a Feira de Velharias, o Mercado mensal de Lagoa, Olimpíadas Jovens, Jogos Tradicionais, Festival Ventania, o espetáculo de António Raminhos incluído no festival HumorFest 2020, entre outras iniciativas cujo adiamento está a ser comunicado nos canais do Município.

Confirma-se a inexistência, até ao momento, de qualquer caso de contaminação com o novo Coronavírus COVID-19 no concelho de Lagoa.

Contudo, tendo em conta a proximidade deste território com o concelho vizinho de Portimão, a regular circulação de um elevado número de pessoas entre os dois concelhos, e a confirmação do primeiro caso de contágio de 2º grau em Portimão, a Câmara Municipal de Lagoa decidiu avançar para novas medidas preventivas da infeção pelo novo coronavírus.

O Município de Lagoa informa ainda que está a dispensar especial atenção ao desenvolvimento da situação.

 Assim, avaliará diariamente a necessidade de medidas de proteção da saúde pública no concelho, ajustadas às necessidades de cada momento, sempre em articulação com a Delegada local de Saúde, e demais entidades competentes.

Em simultâneo, este Município renova o apelo a toda a comunidade para que mantenha a serenidade e continue a observar as medidas de prevenção recomendadas, nomeadamente as regras básicas de higiene pessoal e de recato social, evitando deslocações desnecessárias a eventos ou serviços, com vista à sua própria proteção e à contenção da propagação da COVID-19.

 

Por: CM Lagoa