O Município de Silves promove no próximo dia 8 de março, em SB Messines, uma cerimónia comemorativa dos 190 anos do nascimento do poeta e pedagogo João de Deus.

A iniciativa, que conta com o alto patrocínio da Presidência da República, integra diversas atividades que tiveram início no dia 1 de março e que se estenderão ao longo do ano 2020.

A programação do fim-de-semana terá início com um recital de Pedro Lamares intitulado «A poesia é uma arma carregada de futuro», a decorrer no Teatro Mascarenhas Gregório, no dia 7 de março, pelas 21h30, espaço que acolherá, também, a exposição documental «João de Deus – 190 anos».

A entrada é livre mas sujeita a reserva de bilhete, atendendo à lotação do espaço.

A 8 de março, dia de aniversário de João de Deus, SB Messines recebe a cerimónia de evocação e homenagem ao poeta e pedagogo, pelas 10h30, junto ao seu monumento evocativo.

 A cerimónia integra diversos momentos, entre os quais a deposição de flores no local, a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense e da Orquestra ORFF do Jardim Escola João de Deus e uma formatura dos Bombeiros Voluntários.

A esta cerimónia segue-se uma missa evocativa na Igreja Matriz de SB Messines, pelas 11h30.

O programa comemorativo prolonga-se ao longo de todo o dia e inclui as seguintes atividades:

» abertura da exposição / instalação de rua João de Deus «O poeta das Letras», pelas 14h30, no Jardim Municipal e que incluirá a atuação do Rancho Folclórico de SB Messines;

» ação performativa «Quem é João de Deus» e o torneio de futebol interescolas »João de Deus», pelas 15h00, no Estádio Municipal (com entrega de prémios pelas 18h00);

» conferência «Deus e Terno», pelo Prof. José Alberto Quaresma, pelas 16h00, no auditório Francisco Vargas Mogo; seguida da apresentação do Prémio Nacional João de Deus – Poesia, pelas 17h00; e do recital «Uma mão de variações», que juntará Ricardo Martins (guitarra portuguesa), Paulo Moreira e Tânia Silva (leitura de poemas), no mesmo local, pelas 17h15;

» concerto comemorativo de piano e multimédia «Amores Amores», por Laura Quaresma, Filipa Gomes e Tiago Horta, pelas 21h30, no Teatro Mascarenhas Gregório.

 De salientar que durante todo o ano, e com maior incidência no mês de março, terão lugar inúmeras atividades integradas neste programa comemorativo, com o objetivo de homenagear João de Deus, um filho da terra, de reconhecido mérito nacional que será para sempre recordado como uma das mais eminentes figuras do seu tempo e de toda a literatura e pedagogia portuguesas.

 

Por: CM Silves