O Município de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, dia 4 de Fevereiro, um voto de louvor à Sociedade Recreativa Bordeirense,

que este ano celebrou 100 anos de Charolas, tradição da maior relevância na cultura popular a região.

As gentes de Bordeira, localidade vizinha do concelho são-brasense (localizada na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, concelho de Faro), nutrem fortes laços de amizade e de tradições com as gentes de São Brás de Alportel, com quem partilham o respeito e paixão pela tradição «charoleira», que une ambas as comunidades. Por esta razão, e nesta especial efeméride, entendeu o município de São Brás de Alportel prestar merecida homenagem à Sociedade Recreativa Bordeirense, enquanto representante da comunidade de Bordeira.

Fundada em 1936, a Sociedade Recreativa Bordeirense, teve na sua génese a tradição das charolas, em particular nas charolas «Mocidade União (criada em 1918) e «União Bordeirense» (criada em 1919). A sua dedicação a esta tradição enraizada na memória coletiva, faz eco nas vizinhas gentes alportelenses que desde tempos imemoriais partilham saberes e tradições com as gentes de Bordeira.De forte expressão regional a Sociedade constitui-se como um polo de dinamização cultural, de preservação e valorização das tradições, hábitos e costumes, levando aos mais diversos palcos nacionais as suas criações. Composta por elementos das mais diversas idades, a Sociedade organiza récitas e peças de teatro, marchas, grupos e encontros de charolas, entre outras iniciativas que mantêm viva a sua atividade e riqueza intergeracional. No âmbito da celebração deste centenário dedicado às tradições populares de louvor ao Deus Menino, a Sociedade contou com a participação de seis grupos de charolas locais para juntos tocarem a marcha do centenário, criada especialmente para esta efeméride, seguindo-se um programa de atividades, com especial ênfase no Dia de Reis, com forte relevo cultural.

Em Bordeira, esta bonita tradição evoca ainda a celebração da Vida, lembrando a chegada dos combatentes sobreviventes da I Grande Guerra Mundial, o que confere um significado ainda mais emotivo e singular, que merece reconhecimento.

Reconhecendo o meritório trabalho desenvolvido há largas décadas pela Sociedade Recreativa Bordeirense, parceira do município de São Brás de Alportel em diversas iniciativas culturais, e muito em particular pelo relevante empenho na preservação da bonita e tão significativa Tradição das Charolas, o executivo municipal de São Brás de Alportel aprovou, por unanimidade, a atribuição de um voto de louvor à Sociedade Recreativa Bordeirense, pelo Centenário das Charolas de Bordeira.

Num gesto de agradecimento, Rui Vargues, elemento do grupo, brindou o executivo municipal com a seguinte quadra:

«Pelo gesto que nos apraz Expressar o nosso agrado De Bordeira para São Brás o nosso muito obrigado».

Por: CM São Brás de Alportel