Na atualização diária da situação epidemiológica no concelho enviada hoje Às redações, o Município de São Brás de Alportel regista mais 2 casos positivos que têm origem exterior ao concelho, sem ligação às situações ocorridas nas instituições, num total atual de 26 casos ativos e 175 pessoas em vigilância.

Atualização de informação relativa a situação de Covid 19 detetada em educador da creche “Sítio do Bebé”

O Município informa que até ao momento não se registaram quaisquer novos casos positivos relacionados com o caso positivo detetado em educador da Creche.

Neste momento encontram-se testadas todas as crianças da turma, bem como todos os funcionários e contactos diretos, tendo todos testado negativo ao COVID 19. Apesar dos resultados dos testes, todos se mantém em isolamento, sob acompanhamento da Autoridade de Saúde Local, em estreita colaboração com a direção da instituição e a Câmara Municipal.

 

Atualização de informação relativa a situação de COVID 19 detetada em escola do 1.º ciclo

No que respeita a esta situação, o Município informa que não se registaram novos casos positivos.

Neste momento, encontram-se testados todos os alunos da turma do 1.º ciclo, todos os professores, auxiliares e restantes elementos da comunidade educativa daquela escola. Encontram-se também testados todos os alunos da turma de 7.º ano da Escola Básica Poeta Bernardo de Passos, do irmão de um dos alunos, dado ter testado positivo (pese embora já estivesse em isolamento deste o início da semana), bem como todos os seus contactos diretos.

Foram também testadas outras crianças e jovens, que apesar de não integrarem as turmas foram identificados por contactos diretos noutros contextos.

Todos estes testes tiveram resultado negativo.

Mais informa o Município que todos os casos positivos se encontram bem e pese embora todos estes resultados terem sido negativos, todos os contactos diretos mantém-se em isolamento, sob acompanhamento da Autoridade de Saúde Local, em estreita colaboração com a direção do agrupamento e a Câmara Municipal.

Segundo garantia do Agrupamento de escolas, durante o período de isolamento, as turmas beneficiarão de Ensino à distância, nos termos da legislação em vigor.

 

Atualização de informação relativa ao surto no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia

O Município informa não haver registo de casos novos mas lamenta dar conta de que 4 utentes do Lar de Terceira Idade manifestaram sintomas, agravaram o seu estado saúde e por precaução, encontram-se neste momento hospitalizados.

Os restantes utentes e funcionários que haviam testado positivo, bem como todos os demais utentes e funcionários continuam a ser acompanhados pela Autoridade de Saúde Local, em estreita colaboração com a instituição e a Câmara Municipal.

 

O Município deseja rápidas melhoras a todos os doentes, reafirmando o seu empenho e disponibilidade de todos os meios ao seu alcance, para esta luta pela saúde de todos.

Recordamos que é fundamental neste difícil tempo de pandemia em que vivemos reforçar o nosso sentido de responsabilidade, união e solidariedade.