Pandemia motivou interrupção de requalificação durante dois meses

Após um período de pausa, provocado pelo período de isolamento social resultante da pandemia provocada pelo coronavírus COVID19, o Município de São Brás de Alportel reiniciou as obras de requalificação do troço sul da Avenida da Liberdade e prepara a sua reabertura em julho.

A obra de Requalificação do troço Sul da Avenida da Liberdade, iniciada em janeiro de 2020, foi interrompida durante os meses de março e abril, mas foi retomada no início de maio. O prazo de conclusão, agravado por esta pausa, deverá ocorrer durante o mês de julho.

Esta é uma obra abrangida pelo Plano de Ação e Renovação Urbana de São Brás de Alportel, essencial na estratégia de renovação urbana, ao nível infraestrutural e na promoção do desenvolvimento económico do Concelho, que dá continuidade às anteriores ações ocorridas na Renovação do Largo de Sebastião e da Rua Gago Coutinho.

Os trabalhos a executar integram a renovação das redes de abastecimento de água e drenagem de águas pluviais, a renovação da iluminação pública; a remodelação e requalificação de passeios e calcetamento da faixa de rodagem, a plantação de árvores; e a renovação de mobiliário urbano.

O investimento total desta obra é de 257.603,94 euros acrescidos de IVA, integrado em parte na candidatura a fundos comunitários, com financiamento aprovado, a 65%. A empreitada foi adjudicada, por concurso público, à empresa Martins Gago & Filhos, Lda.

A renovação da artéria principal do centro urbano pretende criar melhores acessibilidades garantindo mais segurança para pessoas e veículos, criando passeios mais amplos e mantendo-se a zona de estacionamento longitudinal e garantindo áreas de cargas e descargas.

Esta é uma obra que se rege pelo programa “São Brás Acessível” sendo uma prioridade da Autarquia garantir que a acessibilidade e mobilidade são direitos de todos os munícipes, independentemente da condição física, da idade ou dos condicionamentos de locomoção.

Com este objetivo, esta obra inclui a conversão de zonas de calçada num circuito acessível em lajes de pedra. Pretende-se assim alargar o circuito acessível e continuar a interligação de edifícios e espaços públicos da Vila, diminuindo dessa forma as dificuldades sentidas pelas pessoas com mobilidade condicionada.

O conceito de mobilidade condicionada não está relacionado unicamente com as pessoas portadoras de deficiência, mas também com todos aqueles que têm maior dificuldade de locomoção tais como os idosos, as crianças ou quem transporta por exemplo um carrinho de bebé.

Na definição destas vias de acessibilidade serão sempre garantidas as condições de segurança para os peões e demais utilizadores destas vias, enquadrando-se nos arruamentos já existentes e tendo o afastamento necessário em relação á entrada dos edifícios.

Trata-se de trabalhos estruturantes, que procuram criar melhores condições de segurança e de acesso para residentes, comerciantes e visitantes, a quem o Município agradece toda a compreensão e esforço desenvolvido face aos condicionalismos e incómodos causados.

O Município agradece também todos os contributos e a participação ativa da comunidade, que leva a que sejam encontradas as melhores soluções para a renovação da Avenida da Liberdade.

A excelência na qualidade de vias de circulação e infraestruturas depende de todos e são fundamentais para projetar São Brás de Alportel como um Concelho projetado e preparado para o futuro com qualidade de vida.

 

Por: CM de São Brás de Alportel