Campanha de doação de computadores e tablets usados a alunos do concelho

Tendo consciência de que o encerramento das escolas e a adaptação ao ensino digital trouxe dificuldades acrescidas às crianças e jovens que vivem em lares com menores recursos económicos, o Município de São Brás de Alportel adquiriu perto de uma centena de equipamentos informáticos: computadores e dispositivos de acesso à internet, num investimento que ultrapassa os 35.000,00 euros e lançou um novo desafio solidário à comunidade. O objetivo passa por assegurar que todas as crianças e jovens do concelho possam ter em casa um computador com acesso à internet. 

Uma iniciativa, integrada no Fundo Municipal de Emergência, que vem reforçar o conjunto de medidas sociais e de apoio às famílias.

Os equipamentos adquiridos pelo Município vão ser disponibilizados pelo Agrupamento de Escolas aos alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário que não têm acesso a estes equipamentos.

O Município pretende estender também esta oportunidade ao 2.º ciclo e aos alunos finalistas do 1.º ciclo e para alcançar este objetivo, em parceria com a Junta de Freguesia, o Exército de Salvação, parceiro da rede social do concelho, e com a empresa local Sul Office, lançou à população uma campanha solidária, que consiste no apelo à doação de computadores ou tablets usados.

A campanha “Em São Brás Ninguém fica para Trás” consiste na doação e entrega de computadores ou tablets usados, mesmo que avariados, no Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal, na Junta de Freguesia ou na Loja “Sul Office”, localizada na rua António Rosa Brito.

Depois de restaurados/recondicionados pela “Sul Office”, numa generosa colaboração desta empresa local, os computadores são entregues ao Agrupamento de Escolas, a quem cabe ceder os equipamentos, a título de empréstimos, aos alunos mais carenciados.

Neste momento, e apenas em poucos dias,  já sete computadores foram recondicionados e entregues a crianças são-brasenses.

O projeto “Em São Brás Ninguém fica para Trás” é uma iniciativa solidária promovida em conjunto pelo Município de São Brás de Alportel, Exército de Salvação e Sul Office, com a colaboração do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel.

Para mais informações sobre este projeto e restantes respostas sociais, contacte-nos: telf. 289 840 020/ solidariedade@cm-sbras.pt .

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel