A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, lamenta a morte do guitarrista e compositor Carlos dos Santos Gonçalves (1938-2020), autor e intérprete superior e um dos mais destacados praticantes do fado da sua geração.

Natural de Beja, deixa uma vasta obra discográfica e um percurso artístico feito de projetos e concertos que foram fundamentais para o relançamento e projeção da guitarra portuguesa no nosso país e fora dele, tendo acompanhado e dirigido os maiores nomes do fado.

A sua técnica e sensibilidade musical evidenciam-se na composição de diversos arranjos e de músicas para a voz de Amália Rodrigues. Musicou um grande conjunto de fados sobre letras da artista, com destaque para “Lágrima” e "Grito". Para além destes dois temas fundamentais no repertório de Amália Rodrigues, o guitarrista esteve presente na criação de muitos outros temas que integram a sua discografia.

 Num prolongamento da sua extensa e brilhante carreira, Carlos Gonçalves desenvolveu atividade pedagógica, tendo orientado vários jovens guitarristas como professor de guitarra portuguesa, na escola do Museu do Fado.

 

À Família e Amigos enviam-se sentidas condolências.