Cristóvão Norte «SNS no Algarve em rampa deslizante»

É do conhecimento público a perda de oferta assistencial dos hospitais do Algarve.

Nos hospitais de nível equivalente, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve apresenta os piores indicadores clínicos e financeiros.

 O mandato do atual Conselho de Administração terminou, gerando manifestações de indisponibilidade e a completa e absoluta desagregação dos órgãos dirigentes, num impasse que corrói as hierarquias e adensa um grave clima de desmotivação e repúdio, com danos para os serviços.

Resultado disso mesmo é um abaixo-assinado, subscrito por largas de zenas de médicos, entre diretores de serviço e assistentes graduados seniores, com conhecimento à Ministra da Saúde, no qual se rogam medidas efetivas de carácter urgente, apelando à nomeação de novo órgão de gestão, num grito de revolta perante a total desorientação que existe na instituição e pune o Algarve.

Cristóvão Norte, deputado do PSD, afirma «a situação no CHUA degrada-se por desistência.

São omissões que empurram os cidadãos para o desespero, sem consultas em tempo útil – nalgumas especialidades médias acima de 2 anos -, e que obrigam quem tem possibilidade a procurar o privado, enquanto quem não têm meios sofre, sozinho e indefeso.

A negação da saúde alastra no Algarve a um ritmo intolerável.

 É preciso que o algarve seja prioridade nacional e que um novo conselho de administração, com novas políticas públicas, tenha condições de reunir as boas vontades que existem para darmos aos algarvios o que têm direito. No Algarve, o SNS de universal nada tem.»

Entre outras coisas, o abaixo- assinado relata que não foram tomadas medidas sobre “ a fixação de profissionais, de renovação tecnológica, da disponibilidade de exames complementares, nem no aproveitamento atempado de consumíveis clínicos, quando não de medicamentos”. Ora, não há como negar a gravidade destas afirmações.

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos, associam-se a esta iniciativa e vão tomar várias diligências no parlamento para exigir que este problema seja rapidamente superado.

 

Por: PSD