Luís Pina, Licenciado em Acessoria de administração | aragaopina59@gmail.com

V.A. – O Fernando e a Sara não viviam no Algarve antes da abertura do estabelecimento. Como surgiu a ideia do “8100-Café”?

Vivíamos no Porto e viemos para Loulé, à procura de uma vida mais calma, pois temos um filho com 5 anos. O “8100-Café” foi uma oportunidade tornada em desafio. Trata-se de um café localizado num espaço único, por esse motivo queremos levar às pessoas algumas das ideias que temos recolhido, ao longo dos anos. O nosso objetivo não é sermos apenas um café, mas sim, um espaço para todos, desde as crianças até aos seniores, proporcionando experiências a todos os níveis. Desde exposições, eventos, reuniões, workshops … o intuito é que aconteça sempre alguma coisa, de forma a não tornar a vivência monótona. Sentimos a necessidade de unir pessoas e ideias, através de diversas atividades ou até mesmo com o nosso atendimento, tentamos que os nossos clientes sintam o “8100-Café” como um espaço especial, em que se sintam bem recebidos e integrados, no ambiente que criámos.

 

V.A.-Numa breve retrospetiva, que balanço fazem desde que abriram ao público?

No início foi muito complicado, pois dado não sermos pessoas locais, não tínhamos a ideia de que tal localização, no parque, seria uma dificuldade. Era difícil sobreviver apenas com as poucas pessoas que visitavam o parque! O maior desafio foi conseguir trazer pessoas para o parque! Começámos a realizar eventos, mas a adesão era pequena! Foram tempos difíceis, mas com muita perseverança chegámos até aqui, tendo conseguido manter clientes habituais e tornado o nosso espaço como referência em Loulé. Claro que como mentes inquietas e pró-ativas, estamos sempre a aplicar uma grande dinâmica a tudo o que fazemos.

 

V.A. – “8100-Café” é uma referência curiosa e original… porquê este nome?!

Quisemos um nome português, que identificasse o espaço, fosse lido nas várias línguas, simples de entendimento para toda a gente! Também foi uma forma de privilegiar a cidade, que nos permitiu realizar este desafio!

 

V.A. – Entretanto sobreveio a pandemia e tempos dramáticos para todos, nomeadamente para a restauração. Como têm reagido a esta fase? De que forma se têm adaptado?

Inicialmente foi aterrador ver as cidades vazias e o medo generalizado! Todos os nossos projetos foram cancelados e a capacidade de projetar qualquercenário foi colocada em causa! Atualmente, vamos trabalhando dia-a-dia e tentando dentro dos limites e possibilidades fazendo o melhor, para continuar o nosso objetivo, junto dos nossos clientes. Temos que nos ir adaptando à conjuntura e procurando as melhores soluções, para atenuar este efeito tão negativo na nossa sociedade e no mundo!

 

V.A. – Para finalizar, que sugestões, quer para Loulé quer no âmbito das atividades do Parque e projetos para o futuro?

Continuo a sugerir uma maior comunicação da existência deste parque fabuloso, para quem nos visita e nas cidades vizinhas. Também gostaria de sentir um maior empreendedorismo, pois é uma região com uma localização privilegiada, necessitando de mais população, para que os negócios sejam mais atrativos e não dependam tanto do turismo. Talvez uma das consequências desta pandemia, obrigue o país a repensar na estratégia a longo prazo e regiões como o Algarve, deixem de ser tão sazonais e procurem outras alternativas que passará, numa primeira fase, em captar residentes e por conseguinte trazendo todos os serviços e comércio que irá permitir num futuro, maiores bases para a sobrevivência nestas pandemias ou crises internacionais.

Relativamente ao “8100-Café”, temos muitos projetos em carteira, que logo que seja possível vamos realizando, até lá trabalhamos todos os dias, para conseguir prestar o melhor serviço e garantindo que os nossos clientes se sintam bem e possam carregar energias, neste espaço fantástico. Queremos informar melhor os turistas que nos visitam, pois por falta de informação, desconhecem a existência do parque. Estamos a trabalhar em produtos e soluções portuguesas para apresentar a quem nos visita, de forma a levarem o melhor de nós e prestigiar a nossa gente!

Para finalizar, gostaria de agradecer todo o apoio dos nossos clientes, que com a sua presença, nos permitem avançar neste projeto/desafio.