O Município de Albufeira, cumprindo as medidas de segurança sugeridas pela DGS, está a tentar terminar nos prazos previstos, um conjunto de obras que têm vindo a ser reclamadas pela população. Conheça aqui o ponto da situação das ruas 5 de Outubro, Cândido Guerreiro, Av.ª 25 de Abril, ruas Sacadura Cabral, Telheiros e Travessa dos Telheiros. No total, estas obras traduzem-se num investimento de cerca de meio milhão de euros.

Não obstante um contexto de contensão social, é pretensão do Município de Albufeira terminar algumas das obras que há muito têm vindo a ser reclamadas pela população. “O facto de não haver trânsito nem pessoas nas ruas, tem permitido que as obras decorram sem grandes perturbações para os munícipes”, avança o Presidente da Câmara. José Carlos Rolo garante que os trabalhadores “respeitam as regras sugeridas pela DGS e esperamos que seja uma boa surpresa para os munícipes, quando voltarem a sair à rua, verem todas as obras já feitas ou quase a terminar”.

Assim, as obras que decorrem na Rua Cândido dos Reis, é uma intervenção que está inserida na empreitada de execução da Estação Elevatória dos Pescadores, e deverão estar concluídas antes do final do próximo mês de maio.

Quanto à 2ª fase da remodelação da Rua 5 de Outubro, iniciada a 6 de janeiro deste ano, deverá estar terminada nos primeiros dias de junho. Esta empreitada contempla a repavimentação de toda a rua,  captação e encaminhamento de águas residuais pluviais, regularização de taludes, incluindo execução de muros de pedra, remodelação dos passeios e ampliação da rede de telecomunicações. O preço de adjudicação foi de 235.620,27€. Uma boa parte destas obras está feita, sendo ainda necessário, quanto à rede de águas residuais pluviais, o fornecimento e instalação de sumidouros, caleiras e ligação às caixas de visita e execução de um canal de drenagem no tardoz do muro de lajes de pedra. Na via, serão ainda aplicados lancis, camada sub-base, camada base e outras, e será feito o estacionamento em calçada grada. Quanto a arranjos exteriores, na Rua 5 de Outubro falta ainda a execução de passeios em calçada miúda, a aplicação de guardas de segurança e ainda o reforço da rede de telecomunicações. Até ao momento, foram, demolidos os passeios existentes, foi feito o reperfilamento de taludes, um muro em lajes de pedra e aplicado o coletor DN315 para rede de águas residuais pluviais.

Nas artérias das ruas Sacadura Cabral, Telheiros e Travessa dos Telheiros, o Município encontra-se a efetuar obras de requalificação, contemplando trabalhos de remodelação da rede de abastecimento de águas, redes de drenagem de águas residuais e domésticas, bem como a melhoria dos arruamentos.

Com conclusão prevista para maio, decorrem também as obras de remodelação das lajetas da Av.ª 25 de Abril, sendo que aquelas que se encontravam danificadas estão a ser substituídas por pavê. As caleiras danificadas estão igualmente a serem substituídas por novas.

 

Por: CM Albufeira