por Miguel Encarnação | Licenciado em Ortoprotesia | Docente Universitário | miguel.encarnacao@live.com

Como Ortoprotésico trabalho na grande maioria com pacientes com Diabetes. Dessa forma muitos ortoprotésicos têm formação, não só em pé diabético e em produtos para diabéticos, mas da Diabetes em geral. Deste modo parece-me importante que todos os leitores com Diabetes, ou familiares de diabéticos, percebam a importância da prevenção nesta fase em que somos assolados pela pandemia do COVID-19.

Devemos reter que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas com Diabetes são mais suscetíveis a contrair o vírus. Isso deve-se em grande parte a 3 fatores. Em primeiro lugar, os valores excessivos de açúcar no sangue dificultam o combate a doenças, uma vez que o sistema imunológico fica afetado. Em segundo lugar, o processo inflamatório nos diabéticos é mais acentuado, isto é, as células de defesa de um organismo com Diabetes entram em sobrecarga mais facilmente e a tendência a desenvolver inflamações aumenta. Em terceiro lugar, como o sistema imunológico de um diabético está alterado, alguns sintomas do vírus demoram a aparecer ou não aparecem, ou seja, o vírus vai “atacar” de forma silenciosa numa fase inicial, podendo aparecer numa fase já avançada causando fortes problemas respiratórios que podem avançar para quadros graves.

Aconselha-se desta forma a cuidados redobrados e a seguir as seguintes indicações gerais:

·         Manter-se em casa, reduzindo ao mínimo as saídas;

·         Controlo regular da glicémia;

·         Manter-se hidratado e fazer controlo diário da temperatura;

·         Fazer uma dieta balanceada, se possível acompanhada por Nutricionista;

·         Manter atividade física regular;

·         Evitar o contacto com pessoas doentes;

·         Não partilhar objetos pessoais ou comida;

·         Lavar frequentemente as mãos com água e sabão (20 segundos);

·         Perante aparecimento de sintomas como febre, tosse ou falta de ar, deve manter-se em isolamento e contactar a Linha SNS24.

Percebendo as indicações e orientações da OMS e seguindo estes concelhos vamos conseguir reduzir o número de infetados e juntos passar esta grave situação em segurança. Não vamos facilitar em relação à nossa saúde, vamos ser diferentes de outros países da Europa e manter os números o mais baixos possível. Vamos todos ficar bem!