A memória das comunidades é um fator decisivo da consolidação da sua identidade e da valorização do seu património histórico material e imaterial.

Ourique tem muito orgulho na sua história, nas convergências que ocorreram no seu território e no contributo para a diversidade da História de Portugal. Esta perspetiva de valorização da memória coletiva e do património histórico tem estado presente na ação do Município de Ourique como pressuposto de afirmação da sua comunidade e do seu território rural.

Ter memória é o primeiro passo para construir os alicerces de um futuro mais sólido.

Em 8 de Janeiro de 1290, estando D. Dinis, o “Rei Lavrador”, em Beja, foi concedido a Carta de Foral a Ourique, sendo por isso elevada a Vila, algo que significou a emancipação da localidade.

O Município de Ourique organiza uma Palestra de Evocação dos 730 anos do Foral de Ourique, na próxima quarta-feira, 8 de janeiro de 2020, pelas 18H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ourique, com a participação do Professor António Quaresma.

António Quaresma é licenciado e doutor em História, foi professor do Ensino Preparatório. Tem realizado investigação na área da sua especialidade, em particular sobre o Litoral Alentejano e o Baixo Alentejo.

A Evocação dos 730 anos do Foral de Ourique é uma oportunidade para reafirmar a valorização da história do território e disponibilizar conhecimento à população.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.

 

Por: CM Ourique