Apesar dos esforços desenvolvidos ao longo da pandemia para reforçar as medidas de proteção e reduzir o risco de contágio,

foi registada uma situação de 27 casos positivos, 14 utentes e 13 trabalhadores do Lar de Santa Luzia, da Santa Casa da Misericórdia de Ourique, sendo que um dos cidadãos infetados está internado no Hospital, em Beja.

O Município de Ourique, em articulação com as Autoridades de Saúde, a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Ourique estão a acompanhar a situação, gerando condições de monitorização da evolução do estado de saúde dos infetados, que estão assintomáticos e permanecerão em quarentena vigiada.

Decorreu hoje uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMO, Proteção Civil, Saúde, Seg. Social e Misericórdia de Ourique) para a análise da atual situação das infeções por COVID-19 no Lar de Santa Luzia.

Todos os casos positivos (26) ficarão confinados nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia em Santa Luzia (uma vez que todos testaram positivo) e será contratada uma empresa especializada (multidisciplinar) para acompanhamento dos infetados, segundo as melhores práticas de saúde pública. Foram ainda ativados protocolos com o IEFP e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Os casos positivos que forem passando a negativos serão alojados em infraestruturas cedidas e preparadas pela Câmara Municipal.

A saúde pública vai testar amanhã todo os contactos dos cidadãos infetados em Santa Luzia.

Está em curso uma enorme operação logística para responder à ocorrência, socorrendo quem foi infetado e assegurando aos restantes um quadro de segurança e tranquilidade nas dinâmicas que estão a decorrer na comunidade.

Estamos confrontados com um enorme desafio de saúde pública, em que cada um tem uma responsabilidade essencial na prevenção e na identificação de sintomas que podem indiciar o contágio.

Por: CM Ourique