O Parque de Campismo da Praia de Faro voltou para as «mãos» da Câmara Municipal, no passado dia 25 de novembro.

A Câmara Municipal de Faro informa que aprovou, no passado dia 2 de dezembro, o regulamento do futuro Parque de Campismo da Praia de Faro, cujas obras de requalificação já decorrem e estão orçadas em 446 mil euros.

Pretende-se, acima de tudo, que este seja um parque com qualidade e aberto a todos, com uma política de rotatividade e respeito pela utilização dos equipamentos públicos.

A gestão, administração e a manutenção do parque será da autarquia e os preços praticados nivelados com os outros parques da mesma categoria.

O parque tem uma área total de 20.372m2 e capacidade para 689 pessoas, com 200 lotes destinados ao acampamento/tendas (575 pessoas) e 24 lotes destinados ao caravanismo (114 pessoas).

A receção do Parque de Campismo da Praia de Faro funcionará durante todo o ano, entre 16 de setembro e 15 de junho, das 08:00 às 20:00 e, entre 16 de junho e 15 de setembro, das 08:30 às 22:30.

O período de estadia dos utentes não poderá exceder os 15 dias seguidos, de modo a permitir a rotatividade, no período compreendido entre 1 de abril e 31 de outubro.

Recorda-se que o antigo parque de campismo encerrou ao público em 2003, continuando aquele terreno municipal a ser ocupado por quem já lá estava e passando, em 2010, para a gestão de uma associação de direito privado, através de um contrato de comodato com a autarquia – que até então custeava todas as despesas inerentes àquela instalação.

Em Setembro de 2018 o município denunciou esse contrato, dando o prazo de um ano para o terreno ser desocupado.Para tentar travar a saída, a associação apresentou uma providência cautelar que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé considerou improcedente. Deste modo, em 25 de novembro de 2019, criaram-se finalmente as condições para que o Município retomasse a posse plena do lote dando o primeiro passo para a sua requalificação total, a contento do interesse público.

Doravante, o parque de campismo passará a figurar na lista de equipamentos turísticos do concelho e servirá exclusivamente os interesses da economia local, ajudando a trazer cada vez mais visitantes à Praia de Faro e a afirmar o nosso concelho como um destino balnear de excelência.

 

Por: CM Faro