A paróquia de Querença, que inclui a comunidade da Tôr, já tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado no final do mês de setembro pelo bispo do Algarve.

O padre Carlos de Aquino passou a acumular com as paróquias de São Clemente e São Sebastião de Loulé, de que é pároco desde 2015. Para a paróquia de Querença e também para as de Loulé, D. Manuel Quintas nomeou ainda como vigário paroquial o padre Vasco Figueirinha que fazia parte, desde 2017, da equipa formadora do Seminário de São José, em Faro, como prefeito.

No domingo de manhã, na eucaristia na igreja de Querença, onde decorreu a tomada de posse do novo prior, o bispo do Algarve lembrou que a mudança “permitiu continuar a servir as paróquias que, devido à saída da diocese da Fraternidade da Mãe de Deus, iam ficar sem pároco – São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra – para onde vai o padre Carlos Matos que era pároco de Querença desde 2008.

“Depois de 12 anos, chegou o momento de ele manifestar a sua disposição e disponibilidade para servir a diocese de outra maneira e de outro modo. E eu agradeço muito a sua disponibilidade”, afirmou D. Manuel Quintas, lembrando que o padre Carlos Matos continuará como pároco de Alte (que inclui a comunidade de Benafim), mas deixa a paróquia do Ameixial, que também assumiu em 2008.

O bispo diocesano agradeceu igualmente a disponibilidade do padre Carlos de Aquino “logo no primeiro contacto para poder responsabilizar-se, juntamente com as paróquias que já tem em Loulé”. D. Manuel Quintas lembrou ainda que, para além do padre Vasco Figueirinha, que “assume este serviço em união com ele”, a missão naquela paróquia do barrocal algarvio incluirá também a colaboração da comunidade do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia que também trabalha há muitos anos nas paróquias de Loulé.

O padre Aquino de Aquino agradeceu pelo acolhimento e lembrou o ministério de serviço dos últimos párocos daquela comunidade.

A tomada de posse do novo pároco decorreu no início da eucaristia com a leitura da provisão de nomeação, a profissão de fé com o juramento de fidelidade ao colégio presbiteral, ao bispo, ao papa e a toda a Igreja. Foi ainda feita a entrega simbólica da chave da igreja e a assinatura do auto de posse (ata).

Por: Folha do Domingo

Foto © Migaça Marques