Integrado no Ciclo de Conferências Pinheiro Talks e dinamizado pela Psicóloga Rita Guapo, vai realizar-se no próximo dia 4 de dezembro entre as 16 e as 17h30,

no Auditório da ES Pinheiro e Rosa,  a conferência Pensar a Adolescência - Mitos e factos sobre o processo de desenvolvimento adolescente.

A adolescência traz consigo mudanças biológicas, intelectuais, emocionais e sexuais importantes, que se traduzem em aquisições singulares no desenvolvimento humano, alterando quem somos, a nossa visão do mundo e a forma como nos relacionamos com os outros. Conhecer e compreender os desafios e as oportunidades que este período de vida representa, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento de relações mais positivas e mais empáticas entre adultos e adolescentes, com natural impacto ao nível da saúde mental e no superar dos desafios típicos desta fase de vida.

Destinatários:

Docentes, técnicos da área da educação, pais e educadores.

Objetivos:

Conhecer as principais características do desenvolvimento adolescente;
Compreender as bases do funcionamento neuropsicológico na fase da adolescência;
Reconhecer o seu impacto nas diferentes esferas de vida do adolescente: família, escola, grupo de pares.

Facilitadora:

Rita Guapo é licenciada em Psicologia, ramo de psicologia Clínica, com Mestrado em Psicologia da Educação. É formadora acreditada pelo Conselho Científico da Universidade do Minho em Educação para a Saúde e Práticas de Aconselhamento e Orientação. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos, com cédula profissional nº 513, é Psicóloga Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós graduada em Parentalidade Positiva e Educadora Certificada em Disciplina Positiva, pela positive Discipline Association (EUA), trabalha como psicóloga escolar desde 2006, ao nível da intervenção psicológica e da orientação vocacional com adolescentes e suas famílias.

 

Por: Aeprosa