No âmbito do projeto CreaInnovation, que conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg) e tem como objetivo apoiar empresas no desenvolvimento de processos,

produtos e/ou serviços de forma mais sustentável, realizaram-se, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, workshops de Criatividade e Inovação para a Sustentabilidade em quatro empresas regionais, selecionadas após um período de candidaturas: Egobediente, Goodmoments, Rolear e Zoomarine.

Pensadas à medida para cada uma das empresas participantes, as atividades desenvolvidas proporcionaram momentos de trabalho colaborativo e multidisciplinar. Nestes workshops, os participantes, com o suporte de consultores para a criatividade e inovação, gestão financeira e sustentabilidade, resolveram problemas e puderam, ainda, identificar oportunidades de inovação empresarial no que respeita à sustentabilidade ambiental, económica e social.

No primeiro ciclo de workshops, os intervenientes produziram um autodiagnóstico da empresa em torno de cinco dimensões: organização interna, inovação, sustentabilidade social, sustentabilidade ambiental e finanças, seguindo o modelo CreaInnovation Sustainability Evaluation Tool (CISET).

No segundo ciclo, após definirem em grupo o resultado esperado da consultoria especializada, em termos de ações concretas para a sustentabilidade, foram desafiados a desenhar, de forma colaborativa, um plano de ação para colocar em prática as suas ideias.

Segundo os mentores do projeto, «todas as empresas destacaram as metodologias e ferramentas de estímulo à criatividade utilizadas no projeto e consideraram os resultados obtidos bastante válidos».

O CreaInnovation tem ainda como objetivo proporcionar consultoria personalizada e ferramentas de estímulo à criatividade e à inovação empresarial, através de workshops preparados para o efeito.

Para o próximo dia 10 de março está marcado um workshop transnacional, nas instalações do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, onde uma das empresas portuguesas irá interagir com uma empresa espanhola e uma francesa, através de videoconferência.

O projeto CreaInnovation é financiado pelo Programa INTERREG MED.

 

Por: UAlg