Portimão escolheu este ano a data de 26 de outubro para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade de Género, através da apresentação do projeto pedagógico «Viagem para a Amizade!»

Que a partir das 10h00 será transmitido online na plataforma digital Youtube, tendo como destinatárias as crianças do pré-escolar e os alunos do 1º ciclo do concelho.

«A Viagem para a Amizade!» é um projeto pedagógico destinado a promover, pela inclusão, o companheirismo e o combate ao bullying, tendo sido criado pela cantora Susana Félix, em parceria com a empresa Betweien.  

Tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e os alunos do 1.º ciclo, que são sensibilizados para a promoção de comportamentos justos e iguais, ao acompanharem o vídeo disponibilizado durante 15 horas no Youtube.

Para além da narrativa fantasiada, o projeto inclui três composições desenvolvidas por Susana Félix e inspiradas no conteúdo do livro A “Viagem para a Amizade!”, que será apresentado na ocasião com uma dinâmica teatral e a realização de uma atividade pedagógica.

 

CONSCIENCIALIZAR A COMUNIDADE

O Município de Portimão tem em curso o Plano Municipal para a Igualdade de Género (2017-2021), com vista à consciencialização da comunidade local para as questões que a temática envolve quanto à linguagem, à parentalidade, aos direitos laborais, ao combate de estereótipos e, sobretudo, ao respeito de cada um.  

A implementação deste plano passa pelo desenvolvimento de ações de sensibilização e formação sobre várias temáticas inseridas na defesa dos direitos das mulheres e promoção da igualdade de género.

ESCOLAS PORTUGUESAS COM MENOS BULLYING

Segundo um inquérito da TALIS (Teaching and Learning International Survey), divulgado pela OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico em 2019, o bullying nas escolas portuguesas do ensino básico decresceu para cerca de metade em cinco anos.

Como resultado do trabalho de sensibilização que vem sendo concretizado junto dos alunos, apenas 7,3% dos estabelecimentos de ensino reportaram a ocorrência de bullying ou intimidação entre estudantes, por oposição à média de 14% nos 48 países e economias abrangidos pelo inquérito.

 

Por : CM Portimão