19 de Fevereiro, pelas 14h00,

o Aeródromo Municipal de Portimão simula um acidente aéreo para testar a sua capacidade de reagir a uma emergência naquela infraestrutura.

 O Aeródromo Municipal de Portimão realiza a cada dois anos um exercício à escala total com o intuito de testar a resposta no âmbito do Plano de Emergência do Aeródromo (PEA), permitindo avaliar os procedimentos inscritos naquele documento estratégico e diagnosticar eventuais melhorias a considerar para o futuro, tendo o mais recente ocorrido em 2018.

 Devido ao seu valor estratégico a nível social e económico para o concelho e para a algarvia, como ponto de receção de tráfego aéreo complementar ao Aeroporto Internacional de Faro, foi decidido pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro e pela Câmara Municipal de Portimão promover na próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, o exercício «AERO_PTM’2020», que se desenvolverá à escala real com movimentação de meios no terreno (Live Exercise - LIVEX).

 Em simultâneo, será testada a articulação dos meios internos de resposta com o dispositivo de resposta externo previsto no Plano Prévio de Intervenção da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para cenários de acidente grave, que possam ocorrer na referida infraestrutura.

 Embora o cenário do exercício seja fictício, o mesmo irá permitir a realização de ações a serem tomadas na eventualidade de um cenário real, aferindo se os comportamentos expectáveis, ações e tempos de execução correspondem aos normativos internacionais.

 Participarão ativamente no «AERO_PTM’2020» todos os intervenientes no plano, designadamente: Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR, PSP, Autoridade Marítima, Hospital de Portimão, INEM, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Instituto Nacional de Medicina Legal e Forenses, assim como demais entidades cooperantes.

 A direção do Aerodromo Municipal e o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão, em colaboração com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, dinamizam este exercício, aproximando os cenários de uma situação real e desafiando os participantes no processo de resolução das consequências previsíveis.

 No decorrer do exercício, e face à movimentação de meios reais, é provável que existam constrangimentos na circulação do trânsito nas vias de acesso ao Aeródromo de Portimão, por onde serão assegurados os caminhos de penetração e evacuação dos meios de socorro externos.

Por: CM Portimão